Por: Higor Neves
O Flamengo entra em campo na noite desta quarta-feira (08), encarando o Fluminense. O embate marca a última rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca e, coincidentemente, decidirá o campeão da Taça Guanabara de 2023. Se preparando para o duelo também fora das quatro linhas, o Rubro-Negro fez uma espécie de dossiê sobre a arbitragem da partida, comandada por Grazianni Maciel Rocha.
O boletim traz informações não só sobre o juiz principal, mas também sobre Rodrigo Nunes de Sá, responsável pelo VAR no clássico, além dos bandeirinhas: Pedro Figueiredo Henrique Corrêa e Raphael Carlos de Almeida. O levantamento das informações foi encabeçado por Cacau Cotta, diretor de Relações Externas do Mais Querido.
De acordo com apuração da reportagem do Coluna do Fla, a prática não é novidade internamente. O dossiê sobre arbitragem tem sido feito há pelo menos três anos na gestão Landim, e até mesmo o presidente costuma analisar o documento. A ideia da cúpula é conhecer melhor as características dos árbitros e, se necessário, tentar intervir em caso de escolhas que desagradem.
No boletim sobre o Fla-Flu desta noite, não há indicações de grandes problemas com a arbitragem. Contudo, ainda assim, há relatos de polêmica em partida apitada por Grazianni Maciel Rocha em 2022: “Apitou Volta Redonda 0 X 0 Flamengo com pelo menos 1 lance polêmico, quando ainda no primeiro tempo o lateral Wesley do Flamengo recebeu falta dura no campo de ataque, passível de expulsão mas nem o cartão amarelo foi mostrado”, aponta o documento.
Sobre o VAR, comandado por Rodrigo Nunes de Sá, há um relato mais forte: “O VAR Rodrigo Nunes de Sá já apitou no campo 3 jogos do Flamengo e já operou o VAR em mais outros dois… Esteve envolvido em pelo menos 1 lance polêmico, deixando de marcar um possível pênalti em Matheus França.”
O duelo entre Flamengo e Fluminense terá bola rolando a partir das 21h10 (horário de Brasília) desta quarta-feira (08), no Maracanã. Com 23 pontos conquistados até então, o Fla é líder da competição e precisa apenas de um empate para garantir o título do turno, além da vantagem na semifinal. O time das Laranjeiras, por sua vez, soma 22 pontos e tenta vencer a todo custo, para não ter chances de ser ultrapassado por Vasco ou Volta Redonda, que têm 20 e 19 pontos, respectivamente.