Libertadores: relembre adversários do Flamengo na fase de grupo das últimas 5 edições

Compartilhe com os amigos

Flamengo vai em busca do quarto título da Libertadores da América

Por: Marcos Vinicius Cabral

O Flamengo vai conhecer os adversários na Libertadores 2023. O sorteio, promovido pela Conmebol, na cidade de Luque (PAR), vai acontecer a partir das 21h (horário de Brasília) desta segunda-feira (27). Atual campeão do torneio continental, o Mais Querido estará representado pelo presidente Rodolfo Landim, que já está na cidade paraguaia desde o último final de semana. O Rubro-Negro encabeça o pote 1, que tem ainda: River Plate (ARG), Palmeiras, Boca Juniors (ARG), Athletico-PR, Independiente del Valle (EQU), Olímpia (PAR) e Nacional (URU).

Na edição de 2018, o Flamengo caiu no Grupo D, ao lado de Emelec (EQU), River Plate (ARG) e Santa Fe (COL). Foram seis jogos realizados, com duas vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. Com isso, o Rubro-Negro se classificou para o mata-mata em 2º lugar, com a diferença de dois pontos para o líder River Plate. Nas oitavas de final, o Mengo foi eliminado pelo Cruzeiro, com o placar agregado de 2 a 1.

Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo

Em 2019, o Flamengo ficou novamente no Grupo D. Desta vez, ao lado de San José (BOL), LDU (EQU) e Peñarol (URU). Em seis jogos, o Mais Querido venceu três, empatou um e perdeu dois. Com este resultado, o Fla encaminhou o 1º lugar do grupo, com o mesmo número de pontos do vice, LDU. A princípio, o saldo de gols colocou o Mengo na frente. Após 38 anos sem conquistar a Glória Eterna, o título veio em um duelo emocionante contra o River Plate (ARG).

No ano seguinte, como campeão, o Flamengo, sob comando de Rogério Ceni, ficou no Grupo A. Os outros integrantes do grupo eram: Indenpendiente del Valle (EQU), Barcelona de Guayaquil (EQU) e Junior Barranquilla (COL). Com apenas uma derrota e cinco vitórias, o Mais Querido liderou com folga, e estava mais uma vez no mata-mata da competição. No entanto, a queda precoce ocorreu logo nas oitavas, contra o Racing (ARG), nas disputas de pênaltis.

Tentando se recuperar na Libertadores, após cair cedo na última edição, o Flamengo figurou no Grupo G. Junto ao Vélez Sarsfield (ARG), LDU (EQU) e Unión La Calera (CHI), o Mengo conseguiu, novamente, ser líder. A campanha da fase de grupos não empolgou, mas foi efetiva: com três vitórias e três empates, o Fla estava nas oitavas da Liberadores. Na decisão, perdeu para o Palmeiras e foi vice-campeão.

E por fim, a última edição terminou com título Rubro-Negro. Começando a trajetória pela taça mais cobiçada da América, o Flamengo enfrentou Universidad Católica (CHI), Sporting Cristal (PER) e Talleres (ARG) no Grupo H. Com aproveitamento impressionante de cinco vitórias e uma derrota e líder disparado, o Mais Querido estava na próxima fase da Glória Eterna. E novamente em uma final brasileira, com gol de Gabigol, o Fla venceu o Athletico-PR e sagrou-se tricampeão.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • 2022 o Fla foi campeão invicto.
    Não teve derrota na fase de grupos.
    Foram 5 vitórias e 1 empate.

Comentários não são permitidos.