Matheus Gonçalves tem números impressionantes no Flamengo; confira detalhes sobre o meia

Compartilhe com os amigos

Matheus Gonçalves caiu nas graças do técnico Vítor Pereira


Com apenas 17 anos, Matheus Gonçalves é a nova joia a ser lapidada pelo Flamengo. O meia tem sido utilizado com frequência pelo técnico Vítor Pereira, e muitos torcedores já pedem o canhoto no time titular. Mesmo com pouco tempo entre os profissionais, o jogador já alcançou números que chamam a atenção.

Matheus Gonçalves entrou em campo em cinco oportunidades e marcou dois gols. No duelo de volta da Recopa Sul-Americana, diante do Independiente del Valle (EQU), no Maracanã, os números do garoto chamaram a atenção: seis dribles certos dos seis tentados, oito duelos ganhos em dez, quatro chutes (sendo um no alvo) e um passe decisivo. Tudo isso em apenas 38 minutos.

Se soma cinco partidas na temporada, quando o recorte é feito em minutos, os números de Matheus Gonçalves impressionam ainda mais. O meia atuou por 162’. Ou seja, menos de duas partidas completas. Além dos dois duelos da Recopa, o jogador atuou por três embates no Campeonato Carioca: foi titular contra o Botafogo e entrou no segundo tempo em duas ocasiões, contra Resende e Vasco.

DESTAQUE NA INGLATERRA

Nascido no dia 18 de agosto de 2005, Matheus Gonçalves foi considerado uma maiores promessas que vieram ao mundo naquele ano, de acordo com o jornal britânico ‘The Guardian’. Em uma lista com 60 nomes de todo o planeta, o jogador do Flamengo recebeu destaque junto a Vitor Roque, do Athletico-PR, e Deivid Washington, do Santos.

Vestindo o Manto Sagrado desde os 12 anos de idade, Matheus Gonçalves tem contrato até metade de 2025. Dentro de campo, o garoto pode fazer três funções: aberto pela direita, na esquerda e mais centralizado, como meia ofensivo. O baixinho de 1.72 m tem sido utilizado por Vítor Pereira pelo lado direito, em posição onde atua Everton Ribeiro.

Matheus Gonçalves está no ‘pódio’ dos atletas mais jovens a marcar um gol pelo time profissional do Flamengo, atrás apenas de Lorran e Vinicius Júnior. O primeiro balançou as redes com 16 anos, seis meses e 20 dias, já o atacante do Real Madrid (ESP) fez um tento com 17 anos e 29 dias. O novo ‘xodó’ de Vítor Pereira conseguiu assumir a terceira posição, com 17 anos e cinco meses, quando saiu para o abraço diante do Resende.

“MALUQUINHO”

Técnico de Matheus Gonçalves nas categorias de base e comandante do Flamengo nas primeiras partidas do Campeonato Carioca, Mário Jorge traçou um breve perfil do meia. O treinador disse que o atleta tem características que todo rubro-negro gosta e relembrou uma situação engraçada vivida com o jogador.

Esse moleque é muito diferente de tudo. É extrovertido, a cara do Flamengo, o dia a dia dele é fantástico. A gente até fala que ele é meio maluquinho. Teve um jogo contra o Botafogo, na Gávea, que botei o Matheus pra jogar e ele destruiu o jogo, fez o que tinha que fazer. Falei: ‘está pronto pra virar titular?’, aí ele: ‘sempre estive pronto’. É um moleque que o Flamengo está cuidando muito bem — disse Mário Jorge, em entrevista no ano passado, ao ‘Charla Podcast’.

Matheus Gonçalves estreou no profissional do Flamengo no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando entrou no segundo tempo da partida contra o América Mineiro, em Belo Horizonte. No total, pelo clube, o garoto fez oito jogos no profissional do Mais Querido.

O INÍCIO

O garoto iniciou a carreia com cinco anos, na Escolinha Mundigol, em Bangu, no Rio de Janeiro. Aos sete, atuou na Escolinha Marã. Ao se destacar em um torneio do Condomínio Parque São Pedro, no mesmo bairro, foi chamado para o Fluminense.

No Tricolor, foi dispensado após um ano e meio, no final de 2015. Com 11 anos, o garoto chamou a atenção do empresário Allan Valadão, que o levou para um teste no Flamengo, em 2016. Aprovado, Matheus passou a integrar o time sub-12 do Mengão. Desde então, passou a colecionar títulos nas categorias de base.

Em 2021, foi campeão brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa Sub-17. Matheus Gonçalves se destacou na equipe nos três títulos nacionais. Ciente do possível assédio dos europeus no Garoto do Ninho, o Flamengo se preveniu e colocou multa rescisória de 100 milhões de euros (mais de R$ 500 milhões na cotação atual) no contrato com o meia.

Compartilhe com os amigos

Veja também