“Qual foi a última vez que o Brasil foi campeão do mundo?”: David Luiz sai em defesa do sistema com 3 zagueiros no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Vítor Pereira modificou esquema tático e peças do time titular em comparação ao ‘Flamengo de Dorival Júnior’


Na última temporada, quando Dorival Júnior era o treinador, o Flamengo utilizou um esquema tático com dois defensores. Neste ano, com Vítor Pereira, o time titular tem três zagueiros: Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e David Luiz. Este último, aliás, saiu em defesa da atual forma de jogar do Mengão.

Em entrevista coletiva no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu, nesta sexta-feira (24), David Luiz questionou: “Qual foi a última vez que o Brasil foi campeão do mundo? Em 2002, e era com três zagueiros“, disse, no intuito de defender o sistema de jogo atual. O defensor ainda prosseguiu:

ASSISTA AO VÍDEO NA INTEGRA:


Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo


Pra mim, não é só o sistema que se começa o jogo. Hoje em dia, se constrói a três com lateral, se constrói a três com volante. Se defende a cinco, se defende a quatro, se defende a dez. Independentemente do que se fala ou da “foto” que você tira, o jogo é muito mais dinâmico do que isso. Então, independentemente do que é feito a análise do sistema, hoje os times têm que estar prontos para enfrentar qualquer time de cenário -, concluiu.

David Luiz está cotado para ser titular do Flamengo na final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. A partida de ida da decisão está marcada para 01 de abril, enquanto o duelo da volta ocorrerá em 09 do mesmo mês. O primeiro cotejo será às 20h30 (horário de Brasília), e o segundo terá início às 18h (horário de Brasília). O Maracanã será palco de ambos os cotejos.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Na realidade meu zagueiro vc está muito lento não está jogando nada desde o ano passado toda fez que vc inventar de querer subir para o ataque e um sofrimento pra vc acompanhar sua descida pra zaga e quando vc tbm inventar de querer bater falta aí é pior ainda meu chapa sua idade não acompanhar mais sua exploração então o certo era três opções ou vc fica só na zaga ou então vai para o banco e a outra opção seria a diretoria romper o seu contrato pois seu rendimento de atleta já passou não condiz com o seu salário, esse diretoria só faz renovação de contrato errado com atleta de nome, só nome não adianta tem e que ter exploração de atleta é a sua já passou meu chapa está matando nossa zaga toda aí tem um técnico que esta mais perdido que chego em tiroteio…mim ajuda nessa causa aí meu Deus…

  • Quando o David Luiz fala em dinamismo tático, eu concordo plenamente com ele.
    Penso que, durante um jogo, é possível que mais de um (até vários) esquemas táticos, incluindo o da defesa, devam ser empregados.
    Para uma equipe ser capaz de utilizar os esquemas táticos de acordo com o desenvolvimento do jogo, é necessário conhecimento e muito treinamento nestes esquemas. Provavelmente, reuniões antes e depois de treinos e jogos, devem ser priorizadas, para uma avaliação de resultados dos esquemas.
    Entretanto, é imprescindível que a capacidade física dos jogadores esteja 100% adequada para a aplicação dos esquemas.
    Vejo uma grande dificuldade de David Luiz, talvez por conta da idade (35 anos), para suportar idas e vindas (para os lados, para a frente e retorno à defesa), assim como para o Léo Pereira (27 anos), este, provavelmente por conta da altura e massa física, que dificultam a agilidade.
    Para o Fabrício (também 27 anos), não tenho visto muita dificuldade, mas ele tem saído dos jogos, bastante desgastado.
    Ainda sobre o esquema com 3 zagueiros, também há necessidade de 2 alas velozes e técnicos, para apoiarem e defenderem, sem deixar espaços no setor.
    Penso que o sistema de 3 zagueiros deveria incluir o Cleiton, que ainda não é um craque, mas tem muita semelhança com Juan e Aldair, tanto pela calma, técnica e porte físico, bem identificado na escola rubro-negra.

  • DAVID LUIZ tem mesmo que ser a favor de 3 Zagueiros no Flamengo, pois tem que ter outros 2 pra jogar por essa nulidade, não sei como não veem que essa nulidade já era faz tempo…!!!

Comentários não são permitidos.