Destaque

Entenda ‘rodízio’ que Sampaoli pode implementar no Flamengo ao longo desta temporada

Compartilhe

“Enérgico”, “hiperativo” e “Inquieto” estão entre os termos utilizados para ‘denominar’ Sampaoli


Jorge Sampaoli fez jus à personalidade e não parou desde que desembarcou no Rio de Janeiro, no domingo (16). O treinador já sentou com os auxiliares e planejou a temporada rubro-negra. Dentre o que foi conversado, algumas determinações foram alinhadas. Neste início, não há pretensão de poupar jogadores das partidas, entretanto, dificilmente um mesmo atleta disputará três jogos seguidos.

No entendimento de Jorge Sampaoli e da comissão técnica pessoal do argentino, o elenco do Flamengo precisa, de certa forma, ser rejuvenescido. Isto, porém, não será feito de imediato, mas, sim, de médio a longo prazo. Então, para jogar na intensidade em que deseja, o treinador sabe que precisará revezar jogadores entre duelos ou competições.


Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo


Se nos testes fisiológicos ou nas conversas com o atleta estiver tudo 100%, não tem problema: irá ter sequência de partidas, não sendo poupado. Em contrapartida, caso haja qualquer tipo risco, dor ou incômodo, Sampaoli não hesitará: colocará o jogador no banco de reservas ou, até mesmo, deixará de levá-lo para o confronto, independentemente de quem seja.

Dessa forma, a ideia não necessariamente é realizar um rodízio de “time A” e “time B” – embora não esteja descartado em dado momento da temporada, caso seja detectada a necessidade. O intuito, portanto, ao menos neste início, é de jogadores serem substituídos de um jogo para o outro, na intenção do comandante poder sempre cobrar a máxima intensidade do elenco.

PRIORIDADE
Sampaoli cobrará que os jogadores entreguem “110%” durante os jogos. Por isso, priorizará a forma física do elenco: entrará em campo quem tiver bem e podendo dar aquilo que será exigido. Aliás, a ideia é começar já pelo confronto desta quarta-feira (19), contra o Ñublense (CHI), pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.

Entrará em campo como titular somente quem tiver 100% fisicamente, podendo entregar aquilo que Sampaoli exigirá. Já para o duelo do final de semana, contra o Internacional, no domingo (23), no Rio Grande do Sul, o treinador argentino não descarta mudar parte do time titular, justamente devido às condições físicas dos atletas.

PRIMEIRA IMPRESSÃO
Jorge Sampaoli não é novidade no Brasil, mas, no Flamengo, ele já deixou algumas primeiras impressões. Pessoas relataram que o treinador é “inquieto” e costuma andar de um lugar para o outro. Até quando parado, parece “agoniado“. Além disso, o argentino é bastante “enérgico” na forma de se expressar, cobrar e ponderar.

A impressão, para muitos do CT do Flamengo, é que Sampaoli é “hiperativo“, além de metódico. Ele gosta das coisas bastante alinhadas e “redondinhas“. Internamente, algumas pessoas viram semelhanças com Jorge Jesus, apesar de muitas diferenças também. A ver, portanto, se o argentino conseguirá obter o mesmo êxito que o português tivera em solo carioca, mais precisamente no Rubro-Negro, entre 2019 e 2020.

Ver comentários

  • Algumas posições para as quais a titularidade é incontestável (ou não há reservas de imediato), acredito que o jogador deverá jogar todas as partidas sempre que possível, sendo substituído (ou improvisado) SOMENTE quando houver falta de condições físicas ou impossibilidade de atuar (cartões, expulsão, etc). Já os demais casos, um rodízio no qual o atleta joga 1x por semana seria o ideal, já que temos em média 2 jogos por semana. Por fim, limitar as substituições para até 3 peças, em comparação a escalação anterior.

Notícias recentes

  • Notícias

Flamengo x Cruzeiro: veja datas, preços e como comprar ingressos para jogo da Libertadores

Flamengo recebe o Cruzeiro no Maracanã no dia 19 de agosto O Flamengo inicia nesta…

14/07/2026
  • Destaque

Flamengo no mercado: veja salário de Thiago Almada no Atlético de Madrid

Thiago Almada espera uma proposta da Europa, mas não descarta jogar no Flamengo O Flamengo…

14/07/2026
  • Destaque

Após ‘susto’ de Pedro, Flamengo lança campanha para torcida criar nova camisa

Torcedores do Flamengo podem participar de ação lançada nesta terça-feira (14) O Flamengo apresentou, nesta…

14/07/2026
  • Notícias

“Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

Flamengo era treinado por Vanderlei Luxemburgo em 2014 A realidade atual do Flamengo faz quase…

14/07/2026
  • Notícias

Conmebol anuncia 5 novas regras para a Libertadores, mas ignora ‘Lei Vini Jr’

Novidades seguem caminho utilizado pela FIFA na Copa do Mundo A Conmebol anunciou nesta terça-feira…

14/07/2026
  • Notícias

Internacional acerta contratação de Matheus Cunha, goleiro revelado pelo Flamengo

Flamengo contratou o goleiro quando ainda estava nas categorias de base do São Paulo O…

14/07/2026