Flamengo e Palmeiras são confirmados no Mundial de Clubes em 2025

Compartilhe com os amigos

Fla e Palmeiras garantiram participação por serem campeões da Libertadores em 2022 e 2021, respectivamente

Após promover mudanças no formato da Copa do Mundo de 2026, a FIFA anunciou novidades para o formato de disputa do Mundial de Clubes, disputado em 2025. A entidade máxima do futebol confirmou que campeões continentais entre 2021 a 2024 terão vaga assegurada na competição. Sendo assim, Palmeiras, vencedor em 2021, e Flamengo, que conquistou o tricampeonato da Libertadores em 2022, participarão do torneio.

Vale frisar que que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tem direito a seis vagas. Quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, o que automaticamente confirma Palmeiras e Flamengo no torneio. Os critérios para as outras duas vagas restantes que a Conmebol tem direito não foram definidos. O mesmo vai valer para o caso de haver campeões repetidos.

Segundo a FIFA, que é a organizadora do torneio, será feito por meio de um ranking dos clubes de cada uma das confederações. Existe uma discussão sobre esse ranking: se é um já existente nas confederações ou um novo, criado pela FIFA para esse propósito. Então, é por meio de um ranking, tem a limitação do número de equipes do mesmo país, que são duas equipes de um mesmo país, exceto se algum for campeão da Libertadores. Mas ainda está em discussão com a FIFA, não temos a resposta deles em relação a isso – contou Fred Nantes, diretor da Conmebol, ao GE. 

Em fevereiro deste ano, por unanimidade, o Conselho Técnico da FIFA aprovou a alocação de vagas para o novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho de 2025. A decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos. Esse novo formato do torneio ainda não tem sede definida e será disputado como uma Copa do Mundo, ou seja, de quatro em quatro anos.

Compartilhe com os amigos

Veja também