Lateral Arthur, do América-MG, foi vendido ao Bayern Leverkusen (ALE) por 7 milhões de euros
O Flamengo é um time referência com relação às categorias de base. Formador de vários talentos, o Mais Querido vê diversos atletas promissores passarem pelas divisões inferiores do clube. Este é o caso do lateral Arthur, de 19 anos. Nesta segunda-feira (03), foi confirmada a venda do jogador ao Bayern Leverkusen (ALE). Devido ao mecanismo de soliedariedade da FIFA, o Rubro-Negro tem direito a uma porcentagem sobre a negociação do jovem.
Arthur foi vendido ao Bayern Leverkusen por 7 milhões de euros, cerca de R$ 38 milhões (na cotação atual). Parte do valor será destinado aos clubes que têm direitos sobre o jogador, um deles é o Fla. Sendo assim, como o atleta tem passagens pela categoria de base do Flamengo, o Rubro-Negro receberá 0,84% da transação. Com isso, o Mais Querido embolsará 60 mil euros, cerca de R$ 331 mil. A informação é do jornalista Venê Casagrande.
ENTENDA O MECANISMO DE SOLIDARIEDADE DA FIFA:
O mecanismo de solidariedade da FIFA foi desenvolvido pela entidade como um meio de compensar os clubes pela formação de atletas. Sendo assim, a cada transferência internacional do jogador (desenvolvido nas divisões inferiores da instituição e que foi registrado entre 12 e 23 anos de idade), o time formador tem direito a receber até 5% do valor da negociação.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Arthur atuou por 1.146 minutos em 2023. Até aqui, o atleta disputou 16 jogos e distribuiu três assistências, uma no Campeonato Mineiro e duas no Campeonato Sul-Americano sub-20, pela Seleção Brasileira. Inclusive, o jogador foi campeão do torneio nacional da categoria. Aliás, neste ano, o lateral foi convocado por Ramon Menezes pela primeira vez para defender as cores da equipe profissional do Brasil.
No Flamengo, Arthur atuou por empréstimo (com opção de compra) entre 2020 e 2021, integrando a equipe sub-17. Contudo, o atleta não conseguiu se firmar no time e foi devolvido ao América-MG. Por lá, o jovem passou a ser titular e, após a finalização da transferência com os alemães, será a maior venda da equipe mineira. Inclusive, o jogador não irá imediatamente para a Europa, visto que ficará em Minas Gerais até o final do Mundial Sub-20, que terá início em maio e final em junho.
Resumindo: mais um talento que passou na base rubro-negra, mas não pode ser visto e aproveitado…