Notícias

Libra: Flamengo e três clubes paulistas devem receber mais de R$ 1 bilhão

Compartilhe

Flamengo e clubes de São Paulo receberam atenção especial por fatores históricos

Flamengo e três clubes paulistas (Corinthians, Palmeiras e São Paulo) estão na lista da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) para receber aportes financeiros de 20% dos direitos de cotas de TV das séries A e B do Campeonato Brasileiro. A explicação para o valor diferenciado em relação aos demais clubes é a audiência. O Mais Querido e o trio do estado vizinho atraem quatro de cada 10 telespectadores que assistem aos jogos.

Há entre os 44 clubes que disputam as séries A e B do Brasileiro um amplo debate para formar uma liga em condições de organizar o campeonato em 2025. A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte Futebol (LFF) se comprometem a fazer isso. No entanto, cada uma apresenta investidores e preços diferentes. Por isso, as agremiações esportivas não escolheram qual caminho seguir.

Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo

Um pré-acordo foi assinado entre a Libra e o fundo Mubadala Investment Company, dos Emirados Árabes. O investidor compraria 20% dos direitos do Brasileiro por 50 anos. Em troca, pagaria R$ 4,750 bilhões aos clubes, com uma divisão do dinheiro. O Flamengo seria recompensado com R$ 316 milhões, o Corinthians levaria R$ 296 milhões, e Palmeiras e São Paulo embolsariam R$ 257 milhões cada um. No total, o quarteto receberia R$ 1,127 bilhão.

A escolha do quarteto não foi aleatório e a Libra realizou um estudo sobre cotas de TV para sabem em quem investir. Notou, por exemplo, que 32% do total do dinheiro investido serão destinados aos 20 clubes da Série A. Os times da elite ficariam com R$ 3,5 bilhões, sendo o restante dividido para equipes da jogam a segunda divisão e outros custos. Dessa forma, Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo geraram 41% da audiência total dos jogos do Campeonato Brasileiro de 2022.

Vale ressaltar que a Libra não se apegou apenas em audiência. O tema, apesar de estudado, não foi decisivo para o cálculo do aporte financeiro. Há outros itens como o histórico do desempenho no campeonato nacional desde 1971. Neste caso, Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, os mais vencedores do Brasileiro, levaram vantagem neste aspecto.

Ver comentários

  • É UM ABSURDO FECHAR UM CONTRATO COM DURAÇÃO DE 50 ANOS!!!!
    O Mengão, neste período, receberia cerca de 527 mil reais por mês. Até aí, até parece uma renda interessante, mas em 50 anos, muita coisa muda, ainda mais no Brasil.
    Daqui a 20 anos, os clubes poderão estar recendo uma valor insignificante, por mês e presos a um contrato.
    QUAL A CORREÇÃO MONETÁRIA A SER APLICADA?
    O CONTRATO SERIA EM EUROS? DÓLARES?
    CONTRATOS LONGOS ELIMINAM AS POSSIBILIDADES DE NEGOCIAÇÕES MELHORES.
    STE CONTRATO DEVE ESTAR SENDO ORIENTADO PORQUEM QUER GANHAR MUITO, ....... AGORA!!!! OS CLUBES QUE SE DANEM!!!

Notícias recentes

  • Notícias

Colômbia derrota Congo e sela classificação antecipada à próxima fase da Copa

Colômbia se isolou na liderança do Grupo K da Copa do Mundo; Carrascal, do Flamengo,…

24/06/2026
  • Destaque

CBF toma decisão importante para a arbitragem do Brasileirão

Árbitros passarão por preparação especial na Espanha A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma…

23/06/2026
  • Copa do Mundo

Com Carrascal no banco, Colômbia divulga escalação para jogo contra Congo na Copa do Mundo

Colômbia tenta classificação antecipada nesta terça-feira (23) A seleção da Colômbia entra em campo nesta…

23/06/2026
  • Destaque

Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

Evertton Araújo é um dos destaques do Flamengo na temporada O Flamengo recebeu uma proposta…

23/06/2026
  • Notícias

Possível venda de Emerson Royal: veja opções de laterais para o Flamengo no mercado

Flamengo vai repor a possível saída de Emerson Royal para o Aston Villa (ING)? O…

23/06/2026
  • Destaque

Técnico do Flamengo desabafa: “Quero que a equipe volte a ter empatia com a torcida”

Anunciado pelo Flamengo, Demétrius Ferracciú quer recuperar o status de Orgulho da Nação da equipe…

23/06/2026