Matheus França foi autor do gol do Flamengo na partida
Por: Leo José e Rodrigo Lima
O Flamengo não começou de forma positiva a caminhada rumo ao tetracampeonato da Libertadores da América. No Equador, o Mais Querido foi derrotado pelo Aucas (EQU), por 2 a 1, na última quarta-feira (05). A partida foi válida pela primeira rodada do Grupo A. Autor do único gol do Mengo no embate, Matheus França quebrou com um tabu do Mengo que durava 11 anos na competição continental.
Matheus França foi autor do primeiro gol do Flamengo na Libertadores da América. Com isso, o atleta encerrou com o jejum de tentos dos atletas formados nas categorias de base do Mais Querido. A última vez em que um cria do Ninho tinha marcado em estreia na competição continental aconteceu em 2012. Na ocasião, Luiz Antônio balançou as redes para o Rubro-Negro, porém, o Mengo saiu derrotado por 2 a 1 para o Real Potosí (BOL).
11 anos depois, um cria do Ninho do Urubu voltou a marcar o primeiro gol do Flamengo na Libertadores.
Matheus França quebrou jejum ao marcar gol contra o Aucas. O último cria do Ninho detentor do feito foi Luiz Antônio, na derrota de 2 a 1 pro Potosi, em 2012. #colunadofla pic.twitter.com/xgjBLvzI9F
— Rodrigo Lima (@rdgslima) April 6, 2023
Veja as estreias do Flamengo desde 2012:
2023: Aucas 2×1 Flamengo
Matheus França
2022: Sporting Cristal 0x2 Flamengo
Bruno Henrique
2021: Vélez Sarsfield 2×3 Flamengo
Willian Arão
2020: Junior Barranquilla 1×2 Flamengo
Everton Ribeiro
2019: San José 0x1 Flamengo
Gabigol
2018: Flamengo 2×2 River Plate
Henrique Dourado
2017: Flamengo 4×0 San Lorenzo
Diego Ribas
2014: León 2×1 Flamengo
Victor Cáceres
2012: Potosi 2×1 Flamengo
Luiz Antônio
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
O gol de Matheus França saiu aos 38 minutos do primeiro tempo. Para balançar as redes, o cria do Ninho realizou uma bela jogada, onde driblou dois zagueiros do Aucas, invadiu a área e, com categoria, fez o único gol do Mais Querido na partida. Na volta do intervalo, o Mengo sofreu a virada e, diante disso, foi derrotado por 2 a 1 para o time equatoriano.
Quebrado o jejum, Matheus França segue à disposição de Vítor Pereira para os próximos compromissos do time na temporada. Na tarde desta quinta-feira (06), inclusive, o cria do Ninho e todo plantel rubro-negro ‘viram a chave’ e iniciam os treinamentos com foco total na final do Campeonato Carioca.
Até a finalíssima, Vítor Pereira terá mais três atividades para ajustar e alinhar a equipe. No domingo (09), o Flamengo encara o Fluminense, em busca do primeiro título na temporada. A partida de volta acontece às 18h (horário de Brasília), no Maracanã. Como venceu o jogo de ida por 2 a 0, o Mais Querido pode perder por até um gol de diferença que, mesmo assim, fica com o ‘caneco’ do Estadual.