Dono de uma das principais categorias de base do futebol mundial, o Flamengo tem conseguido rendimento tanto esportivo quanto financeiro nos últimos anos, quando se diz respeito aos Garotos do Ninho. No início de 2023, o clube vendeu o volante João Gomes para o Wolves, da Inglaterra. Agora, outro jogador criado no Fla pode dar novo lucro ao clube: trata-se de Jean Lucas, hoje no Mônaco (FRA).
Aos 24 anos, o atleta já não tem direitos econômicos ligados ao Rubro-Negro. Apesar disso, por ser o clube formador, onde Jean Lucas atuou até os 21 anos, o Fla embolsará cerca de 2,5% de qualquer transferência internacional do atleta ao longo da carreira, situação que pode ocorrer em breve.
Depois de ser especulado por Palmeiras e Santos, Jean Lucas entrou na mira do Sporting (POR), e é um dos grandes alvos para a próxima temporada europeia. O Mônaco (FRA), por sua vez, já demonstrou que está aberto para vender o volante. Neste cenário, o clube francês estipulou o valor de 9 milhões de euros (cerca de 50 milhões de reais) para concretizar a venda. Caso o negócio se confirme nesses moldes, o Fla terá direito a R$ 1,250 milhão.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
COMO FOI A PASSAGEM DE JEAN LUCAS PELO FLAMENGO?
Multicampeão na base rubro-negra, Jean Lucas subiu para o time principal pouco depois de Lucas Paquetá e Vinicius Júnior. O jovem chegou a fazer boas partidas e, inclusive, foi autor do gol do título da Flórida Cup de 2019, na vitória por 1 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt (ALE). Apesar da expectativa, Jean não caiu nas graças do técnico Abel Braga e acabou emprestado ao Santos. Depois disso, ele foi vendido ao Lyon (FRA) e, desde então, não retornou ao futebol brasileiro.