Se fazer gol é ser protagonista em uma partida de futebol, o camisa 1, que tem a missão de evitá-lo, pode ser chamado de antagonista. No entanto, independentemente da função dentro de campo, o único atleta entre os 11 que joga com as mãos, comemora nesta quarta-feira (26), o Dia Mundial do Goleiro. O Coluna do Fla selecionou cinco nomes que marcaram o Flamengo nos 123 anos de existência.
Amado Benigno
Amado defendeu o Flamengo entre 1923 e 1934. O goleiro foi o herói de grandes conquistas da época, como os estaduais de 1924 e 1927. Por muitos, Amado é considerado o maior da posição da sua geração, além de ter sido um dos primeiros ídolos do Mengo. Ficou marcado quando deixou de defender a Seleção Brasileira na primeira Copa do Mundo da história, em 1930, para jogar amistoso pelo Mais Querido.
Antônio Cantareli
Cantareli é o goleiro com mais jogos oficiais pelo Flamengo. Com 577 partidas, entre 1973 a 1989, o camisa 1 rubro-negro era titular antes da chegada de Raul, em 1978. Além de ser o arqueiro que mais vezes entrou em campo para defender as cores rubro-negras, é o sexto em partidas oficiais. Perde apenas para Junior, Zico, Adílio, Jordan e Andrade.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Raul Plasmann
Raul, ícone do Flamengo, marcou a ‘Era Zico’ e foi o goleiro que tornou o Flamengo conhecido no mundo todo. Ganhou os principais títulos pelo Mais Querido: um Mundial, uma Libertadores, três Brasileiro e quatro Cariocas. Na Gávea, o paranaense de Antonina, se aposentou em 1983. O arqueiro é considerado o maior de todos os tempos na posição.
Júlio César
Cria do Ninho, Júlio César estreou profissionalmente pelo Flamengo em 1997, no qual seguiu até 2004. Nesse período, o goleiro foi quatro vezes campeão Carioca, além de ter levantado títulos com as copas Mercosul, em 1999, e dos Campeões, em 2001. Após fazer carreira brilhante pela Europa, principalmente na Internazionale (ITA), o arqueiro optou pela aposentaria, em 2018.
Diego Alves
Por fim, o goleiro mais recente da história rubro-negra. Diego Alves, que chegou ao Flamengo em 2017, foi um dos arqueiros mais vitoriosos do time. Com o Manto Rubro-Negro, o camisa 1 conquistou: três Cariocas, duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Supercopas, uma Recopa e uma Copa do Brasil.
Estádio do Flamengo está previsto para ser entregue em novembro de 2029 Sócios do Flamengo…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Ver comentários
Faltou o ZÉ Carlos, o ze grandão...
Faltou o ZÉ Carlos, o ze grandão...
Faltou o bruno