Cobrando bastante intensidade do elenco, Sampaoli repete estratégia utilizada por Jorge Jesus no Flamengo
Jorge Sampaoli venceu o primeiro desafio no comando do Flamengo: 2 a 0 em cima do Ñublense (CHI), pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores da América. Porém, antes de a bola rolar, o argentino utilizou metodologia que, entre 2019 e 2020, já foi usada no Fla: treinos em dias de partidas.
O elenco foi ao campo do Ninho do Urubu e fez algumas simulações de jogadas na quarta-feira (19). Além disso, o treinador mostrou algumas movimentações que queria: primeiro em vídeo, na intenção de replicar no gramado. Muitos do plantel, vale frisar, foram surpreendidos, pois não estavam acostumados com isso.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Jorge Jesus, entretanto, utilizava essa mesma estratégia no Flamengo, e Rogério Ceni chegou a dar continuidade no começo da passagem no Rubro-Negro, em 2020 – mas depois parou. Estes foram os únicos treinadores que comandarem diversos treinos – em sequência – do time horas antes das partidas.
Domènec Torrent, importante lembrar, até chegou a fazer o mesmo, mas por pouco tempo e, inclusive, raríssimas vezes com os atletas titulares – embora tenha ocorrido. O espanhol, na verdade, costumava dar maior ênfase aos reservas e aos não relacionados nos dias dos jogos, no intuito de condicioná-los e não deixá-los ‘sem ritmo’.
Sampaoli, dessa forma, procura ajustar o time titular do Flamengo o mais rápido possível, por meio de vídeos e, também, intensificando os trabalhos em campo – até mesmo em dias de partidas, horas antes de a bola rolar. Thiago Maia, vale frisar, chegou a mostrar surpresa com a ação do argentino, tendo em vista que o demitido Vítor Pereira não costumava utilizar da metodologia.
— A intensidade do nosso treino é total diferente do que a gente vinha apresentando. Nós treinamos hoje de manhã também (quarta-feira). Nós não estávamos acostumados com isso. Mas a gente viu que deu certo, vimos que ele veio para somar -, disse o meio campista, na zona mista do Maracanã, nessa quarta-feira (19), após a vitória sobre o Ñublense.
Jorge Sampaoli não deve repetir a ação no domingo (23), porque o Flamengo encara o Internacional às 11h (horário de Brasília). Dessa forma, o treinador não encontrará tempo hábil para orientar o grupo em atividade no dia desta partida em questão. Além disso, o confronto será fora do Rio de Janeiro: no Estádio Beira-Rio, que fica no Rio Grande do Sul. O cotejo é válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.