Flamengo foi derrotado pelo estreante Aucas (EQU), na primeira rodada da fase de grupos da Libertadores 2023
O Flamengo iniciou a caminhada na Copa Libertadores da América na contramão do que era esperado. Na última quarta-feira (05), o Rubro-Negro foi derrotado pelo Aucas (EQU), de virada, por 2 a 1, em Quito, no Equador. Participando pela primeira vez da competição continental, o clube equatoriano tem arrecadação 38 vezes menor que a do Fla.
Atual campeão da Libertadores da América, o Flamengo terminou 2022 com a receita bruta de R$ 1,2 bilhão, valor impulsionado, inclusive, pelas premiações dos títulos da Copa do Brasil e da própria competição internacional. Em contrapartida, o Aucas tem arrecadação anual de R$30,4 milhões de reais.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Fundado em 1945, o Aucas possui quase oito décadas de existência. No entanto, nunca figurou entre os grandes times do Equador. Ao longo da história, a equipe alternou entre as três divisões nacionais e jamais havia conquistado o principal campeonato do país.
O fim do jejum foi no ano passado. Comandado pelo venezuelano César Farías, o Aucas conquistou o maior título da história do clube, ao vencer o Barcelona de Guayaquil (EQU) na final do Campeonato Equatoriano. Feito que credenciou a equipe para a disputa da Libertadores da América.
A discrepância nos valores de arrecadação, no entanto, não foi empecilho para que o Aucas superasse o Flamengo, na altitude de Quito. Em jogo disputado sob os olhares da torcida vermelho e amarelo, o time equatoriano garantiu os três primeiros pontos da história do clube na competição e, de quebra, faturou 300 mil dólares, ou seja, cerca de 1,5 milhão de reais. O valor é referente a premiação que a Conmebol irá conceder para cada jogo vencido na fase de grupos do torneio.
Depois da derrota em Quito, o Flamengo iniciou, nesta quinta-feira (06), a preparação de olho na final do Campeonato Carioca. No domingo (09), o Rubro-Negro enfrenta o Fluminense, às 18h (horário de Brasília), no Maracanã. O Fla pode perder por até um gol de diferença para ficar com a taça da competição estadual.