Flamengo esteve no Z-4 em 2020 e terminou o torneio como campeão brasileiro
O Flamengo venceu apenas um jogo nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro de 2023. Desse modo, o Rubro-Negro entrou na zona de rebaixamento, com três pontos conquistados. A última vez que o Mais Querido entrou no Z-4 do Brasileirão foi em na temporada de 2020, época que Domènec Torrent estava à frente da equipe.
Nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2020, Jorge Jesus deixou o Flamengo para assumir o Benfica (POR) e o técnico Domènec Torrent chegou à Gávea. No entanto, o trabalho do catalão não agradou a torcida rubro-negra, já que o time entrou na zona de rebaixamento. Na época, o Mais Querido conquistou quatro pontos de 12 disputados, um aproveitamento melhor que da atual temporada.
Por conta dos resultados negativos, Domènec foi demitido pelo Flamengo e o técnico Rogério Ceni assumiu o cargo, levando o clube ao oitavo título do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro levantou a taça apenas na última rodada do torneio nacional, após o Internacional empatar com o Corinthians no Beira-Rio, por 0 a 0.
Com objetivo de terminar a temporada de 2022 semelhante à de 2020, o Flamengo foca na preparação para o jogo contra o Goiás, na quarta-feira (10), no Maracanã. O duelo será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Como de costume, o Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet no YouTube.
Estatísticas e dados adicionais nem sempre refletem a similaridade dos fatos.
O time atual está jogando mais do que o de 2020 que, naquele ano, foi bicampeão brasileiro.
Depois de um início ruim, em 2020, as contusões pararam de acontecer e o time engrenou, com Ceni.
O time atual, não está jogando mal, de uma forma geral. Está pecando em detalhes, na defesa e está com vários jogadores entregues ao Departamento Médico. Além disso, os que retornaram do DM, parecem que não retornaram em suas condições físicas e técnicas ideais, como é o caso de Arrascaeta, Rodrigo Caio, Filipe Luís e Bruno Henrique. Tivemos jogadores com alguma fratura óssea, de forma sequenciada e, para piorar, tivemos o afastamento de Gérson, que vinha se destacando, penalties bobos, gols por má colocação do goleiro, em bolas defensáveis, e visível falta de paro físico para jogarem os 90 minutos. Tanto é que saímos na frente em vários jogos e permitimos a virada.
O que a torcida tem que ter em mente é que temos um excelente plantel, capaz de reverter a situação atual.
Muitas equipes que estão tendo um grande início de campeonato, não têm jogadores em número suficiente para disputarem outras competições em paralelo ao Brasileirão. A “verdade” sobre que estará competitivo até o final da temporada, vai aparecer daqui a uns 2 a 3 meses, quando o Mengão deverá ter um time mais ajustado e, talvez, reforçado.
Gostaria de ter os retornos de Michael, Rodinei e Cuéllar, além da contratação de um grande zagueiro, técnico e ágil. Michael, deverá ser mais eficiente do que Marinho e Éverton, como foi em 2021 e está sendo no seu time. Rodinei tem mais vigor físico, dribles e experiência do que os demais laterais. Cuéllar, idem ao Rodinei e com muita experiência internacional. A contratação de um zagueiro técnico e ágil viria para atender à formação de 3 zagueiro e compensar a lentidão e dificuldade de marcação dos zagueiros atuais, que estão longe de serem ruins, mas falta-lhes nitidamente tempo de bola e velocidade de marcação.
Concordo em número, gênero e grau com o Joãozinho!!!