Flamengo chutou menos que Corinthians, Ñublense (CHI) e Cruzeiro
Por: Pedro Paulo Catonho
Nos últimos anos, o Flamengo tem se notabilizado por ter mais posse de bola e maior número de finalizações em relação aos adversários. Porém, apenas um lado dessas estatísticas segue em vigor na equipe de Jorge Sampaoli, pelo menos no recorte dos últimos três jogos. Contra Cruzeiro, Ñublense (CHI) e Corinthians, o Rubro-Negro teve a ‘pelota’ por mais de 60%, mas chutou menos que aos oponentes.
NÚMEROS NOS ÚLTIMOS TRÊS JOGOS:
Flamengo 1×1 Cruzeiro – Brasileirão
Posse de bola: 62% x 38%
Finalizações: 14 x 18
Ñublense (CHI) 1×1 Flamengo – Libertadores
Posse de bola: 39% x 61%
Finalizações: 14 x 7
Flamengo 1×0 Corinthians – Brasileirão
Posse de bola: 65% x 35%
Finalizações: 10 x 15
As três partidas tiveram cenários parecidos. Os adversários se fecharam no campo de defesa, esperando um erro do Flamengo para contra-atacar. Com pouca criatividade e sem os ‘armadores’ do time, Everton Ribeiro e Arrascaeta, o Rubro-Negro ‘rodou’ a bola de um lado para o outro, mas não conseguiu finalizar em gol com frequência.
Além das coincidências nos cenários das partidas, por muito pouco os três duelos não terminaram empatados. A exceção ocorreu diante do Corinthians, graças a um gol de Léo Pereira nos acréscimos, de cabeça, que garantiu a vitória do Flamengo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
VOLTA DE UM ARMADOR?
Para o próximo jogo do Flamengo, quinta-feira (01), contra o Fluminense, Jorge Sampaoli deve ter um reforço que tem o costume de deixar os companheiros na cara do gol e ‘acabar’ com os toques de lado. Arrascaeta treinou normalmente com os companheiros nesta segunda-feira (29) e deverá estar à disposição para o clássico da Copa do Brasil, no Maracanã.
O uruguaio está em processo final de transição, após sofrer com dores musculares na coxa e no púbis. Por outro lado, Everton Ribeiro, que também tem características de armar o time, tem mínimas chances de voltar ao time no duelo com o Fluminense.
A bola rola para o clássico decisivo das oitavas de final da Copa do Brasil às 20h (horário de Brasília) da quinta-feira (01), no Maracanã. O Coluna do Fla transmite o jogo, ao vivo, no YouTube. Na televisão, o SporTV, em canal fechado, mostrará a partida.