Léo Duarte foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016
Clubes brasileiros estão monitorando jogadores nos quatro cantos no mundo da bola. Um deles é o Grêmio, que vai tentar a contratação de Léo Duarte, ex-zagueiro do Flamengo, para o segundo semestre de 2023. O nome do defensor que atua pelo Istambul Basaksehir (TUR), agrada aos dirigentes gremistas e ao técnico Renato Gaúcho. O contrato de Cria da Ninho com o time turco termina apenas em junho de 2026.
Léo Duarte estava no Milan (ITA) e por problemas físicos, lesão no calcanhar e pandemia acabou contraindo coronavírus em 2019. O defensor, em 2021, deixou o time italiano e acertou com Istambul Basaksehir. O valor da transação girou em torno de 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 13,59 milhões na cotação da época). Clube formador do atleta, o Flamengo recebeu 3% do atleta, ou seja, R$ 290 mil.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016, Léo Duarte acabou sendo capitão da equipe. O zagueiro foi lançado aos profissionais do Flamengo pelo então treinador Muricy Ramalho no mesmo ano. Sem oportunidades em sequência, virou titular, dois anos depois, em 2018. Sob o comando de Maurício Barbieri, Duarte fez dupla de zaga com o experiente Réver, atualmente no Atlético-MG.
Cria do Ninho, Léo Duarte viveu o mágico do Flamengo de 2019. Isso porque, o zagueiro foi titular até junho, no início do trabalho de Jorge Jesus. Por isso, o defensor, que jogou 94 vezes pelo clube e marcou dois gols, conquistou a Libertadores e o Brasileirão.