Vinicius Júnior foi mais uma vez vítima de ataques racistas em jogo do Campeonato Espanhol
Vinicius Júnior foi vítima de um novo ataque racista, no último domingo (21), na derrota do Real Madrid (ESP) para o Valencia (ESP), por 1 a 0, pelo Campeonato Espanhol. Após o ocorrido, o cria do Ninho recebeu manifestações de apoio de personalidades do futebol, incluindo do atacante do Flamengo Gabigol.
Por meio das redes sociais, Vinicius Júnior se manifestou, demonstrando indignação com o ocorrido. Além disso, o atacante aponta para a ‘repetição’ dos casos de racismo no Campeonato Espanhol (La Liga). Em apoio ao camisa 20 do Real Madrid, Gabriel Barbosa compartilhou o texto publicado por Vini Jr: “Estamos contigo”, disse o atleta do Flamengo.
Gabigol presta apoio a Vini Jr, após mais um caso de racismo.#colunadofla pic.twitter.com/vSRE2WJ5fv
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) May 21, 2023
Além de Gabriel Barbosa, Flamengo e outras dezenas de clubes e jogadores ao redor do mundo já haviam se posicionado em solidariedade ao craque brasileiro. Times brasileiros, como Palmeiras, Corinthians, Botafogo, São Paulo, Fluminense, Ceará, Atlético-MG, entre outros, divulgaram mensagens após o caso.
RACISMO CONTRA VINICIUS
A súmula da partida afirma que “um torcedor” se dirigiu a Vinicius “com gritos de macaco, macaco”, assim como demonstram as imagens exibidas na televisão. “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas”, escreveu Vinicius no Twitter.
Expulso após uma discussão com Hugo Duro, jogador do Valencia que não recebeu o cartão vermelho, Vini Jr acrescentou que “o prêmio que os racistas ganham é minha expulsão”. “Isto não é futebol. É LaLiga”, disse o atacante do Real Madrid em referência ao lema promocional do Campeonato Espanhol.
Tenho uma sugestão ao jogador Vinícius Júnior: quando perceber essa manifestação racista, saia imediatamente do jogo, com destino ao vestiário (sem substituição), e avise à diretoria do time que somente voltará a campo quando houver punição ao indivíduo que cometeu o racismo. Uma outra alternativa é pedir a rescisão de contrato e ir jogar numa liga que não aconteça esse tipo de coisa.
Com certeza esse tipo de atitude causará um grande impacto internacional, onde alguma providência será feita, porque se ele não fizer algo impactante neste nível, nada irá mudar.
Uma outra solução, seria criar uma punição à torcida que tenha cometido essa ato racista, tipo: para cada ato comprovado de racismo, o time jogará sem torcida por 10 jogos (somente com torcida adversária ao time com torcedor racista.
É por último, criar uma regra onde toda vez que jogar o time do torcedor racista, o mesmo terá que comparecer à delegacia 1h antes do jogo e ser liberado 1h depois (por todos os jogos de seu time). Como hoje é fácil de fazer reconhecimento por imagem o não comparecimento ocasionaria prisão por tempo a ser estipulado e outras muitas punições que poderia ser aplicadas.
Vinicius Júnior é um garoto do bem, e brilhará em qualquer lugar que for jogar.
O Real Madrid precisa muito mais dele, do que ele do Real Madrid.
O Mengão te recebe de braços abertos.
Força Viny!!!!
É Vanderson, tem coisas boas no seu entender mais eu acho que o melhor que você citou é fazer o time que tem torcedor racista jogar 10 partidas sem torcida em cada ato cometido.com certeza seria a melhor solução
TODA A NAÇÃO RUBRO-NEGRA, E MESMO OS BRASILEIROS EM GERAL, DEVERIA BOICOTAR A LIGA ESPANHOLA. EPISÓDIO DE RACISMO É INACEITÁVEL E NÃO DEVERIA TER AUDIÊNCIA.
BOICOTE TOTAL NA LA LIGA.