Vinicius Júnior foi alvo de racismo na partida entre Valencia (ESP) e Real Madrid (ESP) no domingo (21)
Na tarde desta segunda-feira (22), o Flamengo entrou em campo para enfrentar o Cruzeiro, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. Apesar da derrota por 3 a 1 do Mais Querido, a partida foi marcada por manifestação. Antes da partida começar, as jogadores de ambas as equipes se uniram e ajoelharam no campo em apoio a Vinicius Júnior.
✊? MANIFESTAÇÃO! Jogadoras de Flamengo e Cruzeiro se manifestaram ajoelhando em apoio a Vini Jr, em jogo válido pelo Brasileirão Feminino. #colunadofla pic.twitter.com/faMrpjFs5a
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) May 22, 2023
Vale lembrar que o novo caso de racismo sofrido por Vinicius Júnior aconteceu desde antes de a bola rolar para Valencia (ESP) e Real Madrid (ESP). Ainda do lado de fora do estádio, os torcedores do time adversário ao do ex-Flamengo, cantavam, aos berros: “Vinicius é um macaco”.
Depois, já dentro de campo, no segundo tempo, a cada toque do atacante, torcedores do Valencia imitavam sons de macaco e proferiam xingamentos direcionados a Vini Jr. O ex-Flamengo chegou a reclamar com a arbitragem e identificou alguns do racistas nas arquibancadas.
A única medida tomada foi o locutor do estádio, que pediu para a torcida do Valencia parar com os gritos racistas. Além do crime ocorrido, Vini Jr acabou expulso da partida. Mesmo depois do brasileiro ter recebido um ‘mata-leão’ de um jogador do Valencia por cerca de dez segundos, o VAR omitiu parte da cena e apenas o Cria do Flamengo recebeu cartão vermelho.
Importante frisar que o novo caso de racismo sofrido por Vini Jr tomou conta do noticiário esportivo e, além disso, gerou comoção nacional e internacional. Além do Flamengo, que revelou o jogador para o futebol mundial, os rivais cariocas Fluminense, Vasco e Botafogo se manifestaram em apoio ao atleta.
O Cristo Redentor, considerado uma das oito maravilhas do mundo, também prestou homenagem a Vini Jr. Das 18h às 19h (horário de Brasília), o monumento ficou com as luzes completamente apagadas. O jogador se manifestou agradecendo pelo carinho e ressaltou que seguirá na luta contra os racistas.