Libra acerta fim de ‘garantia mínima’ ao Flamengo e decisão deve ser oficializada nesta sexta

Compartilhe com os amigos

Flamengo passa a correr mesmo risco que as outras 18 equipes que disputarão Brasileirão 2025, que deve ser o primeiro organizado pelos clubes


O Flamengo é um dos principais clubes do continente e, por isso, gera maior receita que os demais brasileiros. Porém, antes ‘beneficiado’, o Fla não terá mais direito à ‘garantia mínima’, algo que incomodava bastante os rivais.

A Libra decidiu retirar o privilégio de ‘mínimo garantido’ do Flamengo e, também, do Corinthians, os únicos que teriam tal direito. Esse, vale frisar, era um dos itens que mais incomodava os times que estão no Forte Futebol, mas os membros do próprio grupo chegaram a manifestar insatisfação até publicamente, como ocorrera com a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.


O martelo foi batido em um encontro realizado na Federação Paulista de Futebol na última terça-feira (23), também com a participação de alguns dirigentes on-line. A oficialização da decisão deve ser feita depois de uma nova reunião dos participantes, inicialmente marcada para sexta-feira (26).

Agora, o estatuto da Libra terá que todos os times do Campeonato Brasileiro de 2025 – o primeiro que seria organizado pela liga – terão direito a pelo menos o mesmo valor em receita que já têm na edição de 2023 de forma proporcional. As informações foram apuradas e publicadas inicialmente pelo jornalista Danilo Lavieri, do Uol Esporte.

Nessa possibilidade de o Brasileirão de 2025 arrecadar menos do que na atual edição, a distribuição do total será feita de forma proporcional ao que acontece na atualidade, respeitando a mesma porcentagem. Ou seja, Flamengo  e Corinthians ainda ganhariam mais do que os demais.

A diferença, entretanto, é que, agora, os dois assumem os mesmos riscos dos outros, sem o benefício da garantia de continuar com o mesmo total acumulado e com o prejuízo sendo distribuído aos outros 18 participantes. A Libra considera que essa cláusula não será utilizada, mas, por segurança jurídica, precisa estar prevista no estatuto.

Importante lembrar que a Libra é composta por Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória. O Forte Futebol, retirando as equipes da Série C, são: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Sport, Vila Nova e Tombense.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Mais uma porcaria inventada pelo Landim que nem ao menos consegue administrar o futebol do Flamengo. Se era pior com a CBF, esperem agora resultados combinados e revezamento de campeões. Até o Vasco vai se candidatar a título por conta do revezamento que essa Liga fará para contemplar seus associados. E não há nada ruim que não possa piorar, agora resolvida essa questão, o Landim vai se dedicar a SAF no Flamengo, enquanto isso o incompetente do BRAZ continua a rasgar o dinheiro do clube e a fazer contratações milionárias e ridículas de técnicos e jogadores.

Comentários não são permitidos.