Por: Leo José, Rodrigo Lima e Juampi Manera
Próximo adversário do Flamengo na Libertadores, o Racing (ARG) passa por momento complicado antes de enfrentar o Mengo às 19h (horário de Brasília) desta quinta-feira (04). O treinador Fernando Gago vive entrelaço com a diretoria e lidera uma equipe com pontos fracos e fortes. Três jogadores, inclusive, ‘roubam a cena’ no time de Avellaneda.
A reportagem do Coluna do Fla faz um verdadeiro ‘Raio-X’ do Racing. Em parceria com o jornalista argentino Juampi Manera, todo o contexto do clube azul e branco é levantado. Desde a má fase na liga local até a esperança da torcida de Avellaneda para o duelo contra o atual campeão da Libertadores.
Pontos fortes: posse de bola, paciência e triangulações;
Pontos fracos: momento ruim do elenco, contra-ataque adversário e bola parada.
Embora não esteja em um bom momento, o Racing de Gago se caracteriza por buscar a posse de bola e ter paciência para chegar ao gol adversário. O jogo em equipe é uma das chaves do Racing, sendo o fator principal para ser o melhor time da Argentina no ano passado, mas a versão atual está bem abaixo.
As triangulações são vistas com frequência, especialmente entre o lateral, o meio campista central e o ponta. As jogadas geralmente acabam se inclinando para o centro, já que, após a lesão de Carbonero, não sobraram jogadores com grande velocidade para correr à linha de fundo.
Negativamente, há um nível baixo em vários dos jogadores. A defesa costuma ir mal quando o adversário contra-ataca. Além disso, a bola parada é outro ponto fraco, já que o Racing sofreu nove gols neste quesito no Campeonato Argentino deste ano.
Vale lembrar que o Racing tem sete desfalques confirmados para enfrentar o Flamengo na quinta-feira (04): Jonatan Gómez (meia), Gonzalo Piovi (lateral esquerdo), Maxi Moralez (meia), Lolo Miranda (meia), Vecchio (meia), Cardona (atacante) e Carbonero (atacante).
Trio de destaque: Matias Rojas (meia atacante), Aníbal Moreno (meia) e Paolo Guerrero (atacante).
Entre o final do ano passado e o início deste, o paraguaio Matias Rojas teve uma grande recuperação, com gols decisivos que abriram jogos para o Racing. No entanto, quando o meia não entra em campo, o time argentino sente bastante. Em 2023, por exemplo, o jogador marcou sete tentos e deu uma assistência em 13 partidas.
Aníbal Moreno é outro, sendo o eixo do meio campo. No Racing, ele é quem organiza a saída de bola, fazendo a transição para o ataque. Fernando Gago vê o meio campista central como peça fundamental para a estabilidade da equipe.
Quanto à qualidade, experiência e liderança, Paolo Guerrero chama a responsabilidade. O atacante não está jogando muito em termos de minutagem, pois alterna com Maxi Romero, mas quando está em campo, o Racing busca bastante o peruano ex-Flamengo.
Como menção honrosa, vale citar o goleiro Gabriel Arias e o zagueiro Leonardo Sigali, que é o capitão. O craque Matias Rojas não está em plenas condições de jogo, pois convive com problema no tornozelo, por isso, pode ser ofuscado pelos dois jogadores da defesa.
O Racing conquistou apenas um dos últimos 15 pontos no Campeonato Argentino, mas conseguiu uma vitória contra o Aucas (EQU), pela Libertadores, entre esses jogos. Este momento, inclusive, é o pior momento da Era Fernando Gago no time de Avellaneda. Mesmo assim, a diretoria confia no projeto e, além disso, há alguns dias, houve uma reunião na sede do clube.
A alta cúpula do Racing ofereceu para Gago uma renovação de contrato até dezembro de 2024, quando termina o mandato do atual presidente, Víctor Blanco. Do lado do treinador, o estafe prefere esperar até o final deste ano — vínculo atual se encerra em dezembro de 2023 — para responder. O que acontecer no jogo contra o Flamengo não é definitivo, mas será muito importante.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo!
O sentimento é de que, sem dúvida, o Flamengo é um adversário muito difícil, pois é o último campeão. O que mantém os torcedores do Racing esperançosos é fazer valer a vantagem de jogar em casa e empurrar o time, apesar do momento ruim. Há também o fato de que o Racing avançou às quartas de Libertadores de 2020 passando justamente pelo Fla, uma lembrança muito recente em Avellaneda — dois empates em 1 a 1, e classificação hermana nos pênaltis.
Flamengo e Racing se enfrentam às 19h (horário de Brasília) desta quinta-feira (04). A partida acontece no Estádio Presidente Perón, o ‘El Cilindro’, válida pela terceira rodada do Grupo A da Libertadores. O time argentino tem seis pontos e o Fla, três — Aucas (EQU) e Ñublense (CHI) aparecem na sequência, também com três, cada. O confronto do Mengo na Argentina, inclusive, tem transmissão ao vivo do Coluna do Fla, via YouTube.
Jogador do Flamengo, Gerson virou um dos homens de confiança do técnico Dorival Júnior Gerson…
David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…