Vini Jr e presidente da La Liga têm utilizado redes sociais para “discutir” após novos casos de racismo contra atacante ex-Flamengo
Já não é novidade, mas é importante informar e demonstrar indignação: Vinicius Júnior foi alvo de racismo na Espanha durante a disputa do Campeonato Espanhol, no jogo Valencia (ESP) 1 x 0 Real Madrid (ESP). Após o ex-Flamengo demonstrar tristeza e chateação com a impunidade da La Liga com os ocorridos, o presidente da Federação, Javier Tebas Medrano, respondeu:
“Já aqueles que não deveriam explicar para você o que é e o que pode fazer a La Liga em casos de racismo, tentamos explicar para você, mas você não apareceu em nenhuma das duas datas combinadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e insultar a La Liga , é preciso que você se informe bem Vinicius. Não se deixe manipular e certifique-se de compreender plenamente as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos“, escreveu por meio da rede social do Twitter.
Vinicius Júnior não ignorou a mensagem do presidente da La Liga e rebateu: “Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da La Liga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa… Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove“, pontuou o ex-Flamengo.
Não satisfeito, o presidente da La Liga voltou a tentar justificar-se para defender a Federação Espanhola de Futebol: “1) Nem a Espanha, nem a La Liga são racistas, é muito injusto dizer isso. 2) Nós da La Liga denunciamos e perseguimos o racismo com toda a dureza ao nosso alcance. 3) Nesta temporada, insultos racistas foram relatados 9 vezes, 8 deles foram por insultos contra Vini Jr. Nós sempre identificamos os loucos e registramos a denúncia nos órgãos sancionadores. Não importa quão poucos sejam, somos sempre implacáveis“, enumerou Javier, antes de concluir:
“4) Não podemos permitir que seja manchada a imagem de uma competição que é acima de tudo um símbolo de união entre os povos, onde mais de 200 jogadores negros em 42 clubes recebem diariamente o respeito e o carinho de todos os torcedores, sendo o racismo uma característica extremamente específica caso (9 denúncias) que vamos erradicar“.
Importante salientar que, além de sofrer racismo no confronto com o Valencia, Vinicius Jr ainda recebeu cartão vermelho após ter sido enforcado por adversário enquanto reclamava do crime sofrido. Ou seja, a revolta do atacante ex-Flamengo é duplamente justificada, inclusive com o pedido de ações da La Liga, ao invés de tweets do presidente da Federação.
Sim, triste ver a ocorrência destes casos. Mas não se esqueçam que há tempos, o Vinícios Jr. vem sendo criticado por causa da sua FALTA DE RESPEITO ao adversário, por comemorar os gols com as suas habituais DANCINHAS! Hã tempos, ele deveria ENTENDER que está jogando em um país com COSTUMES e TRADIÇÕES diferentes das nossas e por isso, deveria se ajustar da melhor maneira possivel, caso queira continuar tendo sucesso no clube atual. Caso contrário, esses problemas irão perseguí-lo por um bom tempo!
Muito esclarecedora essa postagem anterior justificando o racismo com as comemorações do Vini. Agora comemorar um gol é faltar ao respeito com o adversário. Bem nota-se o nível de intelecto e caráter de grande parte da humanidade.
Ainda tem idiota que justifica o racismo como resposta a comemoração dos belos gols que faz,se não suporta o show do artista porque contra os artistas estrangeiros,comemora Vinícius e manda os espanhol tnc
Só para constar: NÃO JUSTIFICO RACISMO P**** NENHUMA! Só estou deixando bem claro que tudo isto começou justamente por causa das gracinhas desse jogador, que na minha opinião se comporta como um MOLEQUE, pois mesmo sabendo das repreensões iniciais em vista das suas comemorações, ainda assim continua insistindo com este comportamento. Além do mais, ele não é o ÚNICO jogador negro atuando na Espanha e no entanto, apenas ele (até onde eu saiba) vem sofrendo com este tipo de comportamento. E para finalizar, a reportagem diz que “tentamos explicar para você, mas você não apareceu em nenhuma das duas datas combinadas que você mesmo solicitou”. Preciso dizer algo mais?
É uma questão muito mais complicada de ser tratada na Europa, sim. Apesar de ser um continente que recebe pessoas do mundo todo, é evidente que existe um racismo cultural, fazendo ser uma questão que não vai ser resolvida do dia pra noite. Porém a pergunta que fica é: se até no Real Madrid existem diversos outros jogadores negros, além de outros jogadores em todos os outros times, por que só o Vinicus Jr causa esse problema nos jogos dele? será pq todos já sabem que ele causa esse fuzuê todo? será pela velha história, que aprendemos na escola, de que quanto mais o provocado reage à provocação, mais ela é usada? Obvio que o racismo deve ser combatido, mas devem ser utilizadas estratégias inteligentes.
É exatamente isso, Marcos! E o pior é que o atleta continua nessa de ficar se fazendo de vítima, para criar toda essa confusão e tirar de foco, o principal problema: o seu (mau) comportamento! Se fosse um sujeito homem, certamente já teria mudado pra melhor.
Por favor, não tentem, de nenhuma forma, justificar a prática do racismo; pois, estão a dizer que, no caso específico do Vinícius Jr., os espanhóis racistas agiram em legítima defesa !!! Por favor, nos poupe das teratologias sociais !!!