Flamengo eliminou rival Fluminense e luta pelo pentacampeonato da Copa do Brasil
O Flamengo ganhou de 2 a 0 e mandou embora da Copa do Brasil o Fluminense. Agora, o Rubro-Negro se prepara para a fase das quartas de final do torneio, que contará com oito clubes em que apenas três nunca ganharam a competição: São Paulo, Bahia e América-MG.
A fase de quartas de final da Copa do Brasil deste ano será comtemplada com 17 títulos, pois cinco dos oito clubes participantes já ganharam o torneio: Grêmio (cinco títulos), Palmeiras (quatro), Flamengo (quatro), Corinthians (três) e Athletico (um). Levantamento realizado primeiramente pelo GE.
Este é o maior número de títulos reunidos nas quartas de final da Copa do Brasil desde 2019, o que promete fazer a disputa pela edição de 2023 ser bastante acirrada. Vale lembrar que os confrontos serão definidos mais uma vez por sorteio na sede da CBF, e as datas básicas dos jogos estão marcadas para os dias os dias 5 e 12 de julho.
Para se ter uma ideia da representatividade da quantidade de títulos presentes nas quartas de final deste ano, as 17 taças reunidas representam pouco mais que o dobro das somadas nesta mesma altura na edição do ano passado (oito). Apenas Corinthians (três títulos), Fluminense e Athletico (um, cada) e o Flamengo já haviam sido campeões.
O Flamengo, por sinal, foi o campeão da Copa do Brasil de 2022 e briga pelo pencampeonato do torneio. Em 2021 e 2020, por outro lado, a quantidade de títulos reunidos entre os oito times das quartas de final foi a mesma: 12 troféus. Importante citar que cada um dos oito clubes presentes na atual fase da competição receberá uma cota de R$ 4,3 milhões. A vaga para as semifinais vale uma premiação de R$ 9 milhões.