Andrés Rojas apitará o último jogo do Flamengo pela fase de grupos da Libertadores
O Flamengo se prepara para enfrentar o Aucas (EQU), nesta quarta-feira (28), pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Para a partida entre rubro-negros e equatorianos, o árbitro Andrés Rojas foi escolhido para apitar o duelo. No entanto, o colombiano já foi afastado das atividades em campo após cometer “erros graves”.
Na Libertadores 2021, Andrés Rojas anulou um gol do Boca Juniors (ARG) diante do Atlético-MG, em partida válida pela ida das oitavas de final da competição continental. Na ocasião, o zagueiro do time mineiro, Réver, cavou falta, e González, da equipe argentina, cabeceou para o fundo das redes. Após análise, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) resolveu afastar o árbitro.
VEJA COMUNICADO DA CONMEBOL À ÉPOCA
“As atuações do sr. Andrés Rojas, árbitro principal, e do sr. Derlis Loes, Árbitro VAR, designados para a partida, foram analisadas tecnicamente por esta comissão, concluindo que os mesmos incorreram em erros graves no exercícios das suas funções (…), pontualmente na seguinte situação: – Min 34′ – Anulação do Gol do clube Boca Juniors, por suposta falta. Resolve: suspender os árbitros por tempo indeterminado”
Esta, porém, não será a primeira vez que Andrés Rojas e Flamengo se encontrarão. Em 2019, o colombiano foi o quarto árbitro de uma das partidas mais importantes da história do Rubro-Negro. Trata-se da final da segunda Libertadores conquistada pelo Mengo, quando venceu o River Plate (ARG), por 2 a 1.
Além disso, Rojas também comandou outras duas partidas do Flamengo em competições continentais. Foram elas: a goleada do Mais Querido por 5 a 0, em 2017, pela Copa Sul-Americana, diante do Palestino (CHI) e o empate de 2 a 2, na Libertadores, diante do Unión La Calera (CHI).
Com Andrés Rojas apitando o duelo, Flamengo e Aucas se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (28), no Maracanã. A partida é válida pela última rodada da fase de grupos da Libertadores e, como de costume, terá transmissão do Coluna do Fla, via YouTube. A cobertura mais rubro-negra da internet conta com narração ‘braba’ de Rafa Penido, acompanhado dos comentários de Tulio Rodrigues e reportagens de Leo José e Vitor Beloti.