Diretor de futebol do Flamengo explicou planejamento do clube
O Flamengo não conquistou títulos no primeiro semestre, sendo vice em três das quatro competições que disputou. O diretor de futebol, Bruno Spindel, detalhou, durante entrevista ao GE, o planejamento para o restante da temporada, e que o momento do “ápice físico” ainda está por vir.
— O mais importante é que o ápice físico, tático e técnico ocorra ao longo da temporada. O que a gente sempre fala aqui é: o mais importante é como termina e não como começa. Tem que manter um nível muito alto durante a temporada e chegar nesse nível no final da temporada. O Brasileiro é um campeonato de pontos corridos, que, como qualquer competição desse formato, se decide ao longo do campeonato inteiro. Mas você tem que manter uma progressão de performance, chegar em um nível muito alto no fim, que também é o momento em que se decidem as competições de mata-mata. -, disse Spindel.
No primeiro semestre, o Flamengo disputou a Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes, Recopa e Campeonato Carioca. O Rubro-Negro perdeu todas as competições, sendo vice em três, e terceiro colocado no Mundial de Clubes. Sem falar sobre os títulos perdidos, Spindel comentou sobre a intensidade no início da temporada.
— É importantíssimo que você não coloque uma carga de trabalho no início da temporada que vá fazer com que os atletas atinjam o ápice muito cedo e estejam em um declínio muito acentuado no fim da temporada. Todo o trabalho é feito pelo treinador e pelo staff do clube para que se mantenha um nível alto e que esse nível não decline antes do final da temporada. -, completou
Atualmente o Flamengo está ‘vivo’ nas três competições que disputa. No Campeonato Brasileiro ocupa a terceira posição com 22 pontos, atrás do Grêmio com 23, e Botafogo com 30. Na Copa do Brasil, o Fla se classificou para as quartas de final e enfrentará o Athlético-PR em julho. Por fim, na Libertadores, o Mais Querido está com ‘um pé’ nas oitavas de final dependendo apenas de si, para garantir a classificação.