Jorge Sampaoli chegou ao Flamengo na metade de abril e completa um pouco mais de dois meses à frente do Mengo. O período de dez dias livre de partidas ajudou à comissão técnica do argentino a implementar a filosofia de jogo ao elenco, inclusive, na questão física. Diretor executivo de futebol do Fla, Bruno Spindel destrinchou o tempo ‘valioso’ usado pelo comandante rubro-negro.
Em entrevista ao GE, Spindel explicou a intensidade aplicada por Sampaoli no dia a dia do plantel. Por chegar ao Flamengo com a temporada em andamento, o clube entende que havia a necessidade do trabalho do argentino ser posto em prática o quanto antes. Por conta disso, o Fla extinguiu as folgas nos primeiros 30 dias do comandante no Mengo.
— Não dá para falar do trabalho da Data Fifa sem contextualizar o trabalho de Sampaoli. Ele está aqui há cerca de dois meses, é um início de trabalho em um ambiente duríssimo que é o futebol brasileiro e mais duro ainda para o Flamengo. A equipe tem 41 jogos completos na temporada. Sampaoli ficou 30 dias sem folga. Isso tudo para que ele pudesse conseguir implementar as ideias e o trabalho nas partes tática, técnica, mental e física. Essa foi a solução encontrada por nós. O trabalho aos poucos vem aparecendo. Tanto em desempenho quanto em resultado — contou Spindel.
No período de dez dias na Data FIFA, o Flamengo teve três folgas, cinco dias de treinos em um período e dois dias com atividades integrais. O planejamento no raro espaço de tempo sem jogos foi pensando entre diretoria e comissão técnica, e Bruno Spindel falou da intensidade dos trabalhos.
— A Data Fifa foi o primeiro período em que o Sampaoli teve a semana livre com um bom planejamento de treino para poder colocar cada vez mais as ideias em prática em busca da intensidade que ele deseja. Foram sessões duríssimas e com os atletas saindo extenuados. No jogo contra o Santos, a parte física e a de intensidade já apareceram como resultado do trabalho da Data Fifa. Esse jogo foi o terceiro com as maiores métricas de alta intensidade da temporada — completou o dirigente.
No primeiro jogo pós-Data FIFA, o Flamengo foi goleado pelo Bragantino por 4 a 0, mas bateu o Santos por 3 a 2 logo em sequência. A partida na Vila Belmiro, inclusive, é vista internamente como uma das que o time teve mais intensidade na temporada, levando em consideração dados do departamento de fisiologia do clube. Agora, a equipe busca otimizar os resultados a partir da evolução física, técnica e tática do elenco.
Rubro-Negro enfrenta o Fortaleza pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo se reapresentou nesta sexta-feira…
Bauru chegou a estar perdendo por 2 a 1, mas virou o confronto contra o…
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Ver comentários
Esse Spindel é uma marionete. Já não bastasse o BRAZ ainda temos que aguentar esse rapaz totalmente inoperante.
No Flamengo não há um setor para avaliar desempenho de ninguém, não há plano B e ninguém ousa contrariar as escolhas despojadas de critério do BRAZ. É tudo uma panela só.