Flamengo vence Grêmio, sobe para 3º no Brasileirão e alcança 10 jogos de invencibilidade

Compartilhe com os amigos

Flamengo bateu o Grêmio neste domingo (11), por 3 a 0


Está difícil de parar os coringas do Flamengo“. O trecho do funk que bombou em 2019 pode ser usado em 2023. Isso porque, o Mais Querido venceu mais uma, desta vez contra o Grêmio, por 3 a 0, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida deste domingo (11), no Maracanã, o Mengão subiu para a terceira posição da competição e, somando todas as competições, chegou à marca de 10 confrontos de invencibilidade. Os gols do duelo foram marcados por Everton Cebolinha, Pedro e Bruno Henrique.

Jorge Sampaoli promoveu algumas surpresas na escalação. Ayrton Lucas foi preservado, e Everton Cebolinha começou na ala esquerda. Já Gabigol e Léo Pereira, que desfalcaram a equipe nas partidas contra Vasco e Racing (ARG), iniciaram entre os 11. Pedro, artilheiro da equipe na temporada, esteve no banco. O lateral e o camisa 9 foram acionados no segundo tempo.

‘LEI DO EX’ NO PRIMEIRO TEMPO

A primeira finalização do Flamengo aconteceu aos dois minutos. Arrascaeta bateu falta na área, Erick Pulgar, livre, tentou de cabeça, mas a bola foi para fora. O Grêmio deu o troco na sequência. Cuiabano avançou pela esquerda e cruzou rasteiro, Villasanti se antecipou a David Luiz, balançando as redes pelo lado de fora. Aos  6′, outra boa chance para os visitantes, com Bruno Uvini, de cabeça, rente à trave de Matheus Cunha.

O jogo seguia quente. Aos oito minutos, Gabigol deu o característico cruzamento da direita para a esquerda. Quem apareceu no segundo pau foi Everton Cebolinha, que jogou para fora. Com 10′, quase um gol de placa do Grêmio. Suárez e Cristaldo tabelaram, e o meia tentou de voleio, de fora da área, tirando tinta da trave de Matheus Cunha.

A partida seguia melhor para o Grêmio. Aos 15 minutos, Suárez achou Bitello na área, o garoto encontrou Cristaldo, livre, na área, mas a finalização foi defendida por Matheus Cunha. A resposta veio no contra-ataque. Wesley arrancou pela direita e tocou para Gabigol. O camisa 10 chutou de direita, mas Bruno Uvini bloqueou a tentativa.

Apesar das melhores chances do Grêmio na primeira metade do primeiro tempo, quem abriu o placar foi  o Flamengo. Aos 23′, o time gaúcho se enrolou na saída de bola, Wesley recuperou, chegou ao fundo e achou Everton Cebolinha dentro da área. O camisa 11 teve dificuldades para dominar, por conta do estado do gramado do Maracanã, mas conseguiu finalizar, sem chances para Gabriel Grando. Mengão 1 a 0. Foi o terceiro tento do atacante no ano, que ‘explodiu’ no futebol no time de Porto Alegre.

Com 29 minutos, o Grêmio chegou com perigo novamente. Cristaldo arriscou de fora da área, para fora, perto da trave. Com 32′, resposta do Flamengo. Mais uma vez Wesley, nas costas do lateral Cuiabano, chegou ao fundo. Gabigol finalizou dentro da área, mas parou em Gabriel Grando. Após o início do primeiro tempo agitado, a reta final teve menos ‘emoções’ e o Mengão foi ao vestiário com a vantagem.

PEDRO ENTRA E RESOLVE NO SEGUNDO TEMPO

No intervalo, Jorge Sampaoli fez duas substituições. Saíram Léo Pereira e Gabigol, entraram Ayrton Lucas e Pedro. De acordo com comunicado oficial do clube, as mexidas foram por “controle de carga”, já que ambos voltavam de lesão. Com a bola rolando, o Grêmio criou a primeira chance da segunda etapa. Bitello recebeu na área, cortou David Luiz e chutou por cima, aos 11 minutos.

O Flamengo chegou com perigo aos 14′. Arrascaeta arrancou pelo meio e achou Pedro. De canhota, o centroavante chutou fraquinho, mas com perigo, arrancando o ‘uuuhhh’ da torcida. Com 18, o Grêmio arriscou com Villasanti, que finalizou, para defesa de Matheus Cunha.

Assim como no primeiro tempo, o Flamengo balançou as redes quando o Grêmio estava melhor. O Mais Querido apertou a marcação e recuperou a bola no campo de ataque. A redonda caiu no pé de Pedro, que arriscou rasteiro, no cantinho, sem chance de defesa para Gabriel Grando. Mengão 2 a 0.

Logo na sequência, Everton Ribeiro tentou de longe, a bola desviou e quase surpreendeu o goleiro do Grêmio. Com 24′, o time gaúcho bateu falta com perigo, com Suárez. Fabrício Bruno foi decisivo com desvio na barreira, jogando para escanteio. Após o lance, Jorge Sampaoli tirou Everton Cebolinha e mandou a campo Bruno Henrique. Antes, o treinador já havia acionado Victor Hugo para o lugar de Arrascaeta.

De fora da área, Vina assustou o Flamengo, em chute de fora da área, quando o relógio marcava 29 minutos. Nos 32′, Ayrton Lucas arrancou e tentou de direita, a bola passou por cima do gol. Na sequência, Wesley foi substituído, por conta de dores na posterior da perna direita. Varela entrou  na partida.

O Grêmio seguia em busca do gol, mas principalmente na base de ‘chuveirinhos’ dentro da área, bloqueados por Matheus Cunha e também pela defesa do Flamengo. Os gaúchos conseguiram uma jogada trabalhada aos 42′. Suárez, de voleio, quase balançou as redes. Aos 44′, o uruguaio teve a melhor chance. Em chute com categoria, a bola bateu nas duas traves, mas não entrou.

O Flamengo respondeu aos 45′. Gerson deu lindo passe para Bruno Henrique. O camisa 27 tentou deslocar Gabriel Grando, cara a cara, mas chutou para fora, tirando lamentações da Nação, que aguarda ansiosamente pelo gol do atacante, após a grave lesão. Aos 50′, Villasanti acertou a trave novamente.

Aos 51, emoção no Maracanã. Gol de Bruno Henrique! Gerson fez linda jogada pela esquerda e cruzou no segundo pau. O camisa 27 subiu no terceiro andar e marcou o primeiro após a grave lesão no joelho. O atacante não segurou as lágrimas.

PRÓXIMO COMPROMISSO

O futebol brasileiro terá uma pausa para a Data FIFA, por conta de amistosos das seleções. O Flamengo tem cinco jogadores que perderão o ‘intervalo’ de treinamentos com Jorge Sampaoli. Ayrton Lucas e Pedro se apresentam no Brasil, Erick Pulgar e Arturo Vidal no Chile, e Guillermo Varela vai ao Uruguai. O Mengão entra em campo apenas no dia 22 de junho, contra o Bragantino, fora de casa, às 21h30 (horário de Brasília).

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3X0 GRÊMIO
Competição: Campeonato Brasileiro – 10ª rodada
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 11 de junho de 2023 (domingo)
Gols: Everton Cebolinha 23’/1º, Pedro 19’/2º, Bruno Henrique, 50’/2º

ESCALAÇÕES:

Flamengo: Matheus Cunha; Fabrício Bruno, Léo Pereira e David Luiz; Wesley, Erick Pulgar, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Everton Cebolinha e Gabigol.

Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo e Cuiabano; Bitello, Cristaldo e Suárez.

Compartilhe com os amigos

Veja também