Flamengo assumiu a terceira posição no Campeonato Brasileiro
O Flamengo está de volta ao G-4 do Campeonato Brasileiro! A subida do Mengão na tabela aconteceu após a vitória sobre o Santos, por 3 a 2, na Vila Belmiro, neste domingo (25). Os gols do jogo foram marcados por Everton Cebolinha, Everton Ribeiro e Erick Pulgar. Descontaram para os mandantes: Mendoza e Rodrigo Fernández.
Com o resultado, o Flamengo assumiu a terceira posição no Campeonato Brasileiro, superando o Palmeiras, derrotado na rodada pelo líder Botafogo. Assim, o G-4 ficou da seguinte forma: Botafogo (30 pontos), Grêmio (23), Fla (22) e Palmeiras (22). O Mais Querido leva vantagem em relação ao time paulista pelo número de vitórias: sete a seis.
Jorge Sampaoli mais uma vez surpreendeu na escalação, deixando Thiago Maia, Arrascaeta e Pedro no banco de reservas. Em relação ao time que foi derrotado na rodada anterior, para o Red Bull Bragantino, entraram Victor Hugo, Erick Pulgar e Gabigol. Importante ressaltar que, neste domingo (25), a Vila Belmiro não contou com público, por conta de punição ao Santos.
EVERTON CEBOLINHA FAZ GOLAÇO, MAS FLAMENGO VACILA NO PRIMEIRO TEMPO
A falta de público nas arquibancadas parece ter contagiado as equipes nos minutos iniciais. Até os 10′, muita troca de passes, estudo e jogo ‘truncado’ no meio campo. Na parte inicial do duelo, Victor Hugo, pelo Flamengo, e Lucas Lima, no Santos, foram os atletas mais acionados.
A primeira finalização da partida aconteceu apenas aos 14 minutos. Lucas Pires chutou de fora da área, para defesa tranquila de Matheus Cunha. O Flamengo respondeu com estilo, balançando as redes. Aos 21′, Fabrício Bruno cruzou a bola na área, a zaga do Santos afastou mal e caiu nos pés de Everton Cebolinha. O camisa 11 deu uma ‘chicotada’, de voleio, no cantinho de João Paulo, para colocar o Mais Querido em vantagem.
O Santos sentiu o gol, então o Flamengo passou a dominar as ações da partida, ‘alugando’ o campo de defesa do time mandante. Porém, sem homem de criação, o Rubro-Negro teve dificuldades para armar jogadas para assustar o goleiro João Paulo. O Mengão só chegou de novo com Everton Cebolinha, aos 35 minutos, com finalização de fora da área. Foi a segunda do Fla no jogo, até então.
Mesmo ganhando o duelo e atuando fora de casa, o Flamengo cedeu o contra-ataque para o Santos, principal jogada do time da Vila Belmiro. Com o Fla todo no frente, os mandantes aproveitaram um erro rubro-negro e arrancaram com velocidade, através de Soteldo. O venezuelano puxou pela esquerda e achou Mendoza do outro lado, sozinho, para empurrar para as redes, sem chances para Matheus Cunha. Empate em 1 a 1.
O Flamengo seguia presente no campo de ataque. Aos 43 minutos, Everton Cebolinha, melhor do time no primeiro tempo, tentou chute de fora da área. João Paulo se esticou e pegou no cantinho. No rebote, Gabigol rolou para Everton Ribeiro chegar chutando, mas o camisa 7 tentou o drible e perdeu a bola. Com 47′, o Fla ainda chegou com perigo, com Fabrício Bruno, mas a zaga santista salvou em cima da linha.
EM SEGUNDO TEMPO AGITADO, FLA GARANTE A VITÓRIA
O primeiro chute do segundo tempo foi do Santos, logo no primeiro minuto. Marcos Leonardo viu Matheus Cunha adiantado e tentou surpreender, de longe, mas sem perigo para o Flamengo. Porém, quem balançou as redes foi o Mengão. Aos 4′, Gerson deu lindo cruzamento na cabeça de Everton Ribeiro. O camisa 7, no melhor estilo centroavante, subiu bonito e colocou a bola no cantinho de João Paulo. Mais Querido em vantagem, 2 a 1.
O torcedor rubro-negro nem teve tempo para comemorar. Aos 6 minutos, o Santos cobrou falta na área, o zagueiro Messias ganhou no alto e cabeceou. Matheus Cunha fez a defesa parcial, mas não conseguiu rebater para o lado. A bola caiu no pé do volante Rodrigo Fernández, que não teve dificuldades de balançar as redes, no rebote.
A segunda etapa foi completamente oposta ao primeiro tempo ‘sonolento’ da partida. Logo com 12 minutos, o terceiro gol após o intervalo. Everton Cebolinha fez bela jogada pela esquerda, tocou para Gerson, que achou Erick Pulgar. O chileno bateu chapado, de categoria, indefensável para João Paulo. Não perca as contas: Fla 3 a 2.
Aos 17 minutos, Jorge Sampaoli fez duas mudanças: saíram Everton Ribeiro e Victor Hugo, entraram Arrascaeta e Thiago Maia. Porém, quem criou a melhor chance após a mexida foi o Santos. Mendoza recebeu cruzamento da esquerda e finalizou com perigo, em bola afastada pela zaga rubro-negra. Após o lance, Sampaoli chamou Bruno Henrique, para entrar na vaga de Everton Cebolinha.
Precisando da vitória a todo custo, o Santos tentou partir para cima nos minutos finais. Lucas Pires chutou forte aos 30′, mas Matheus Cunha encaixou. Aos 31′, Marcos Leonardo recebeu com perigo na área, mas finalizou para fora. Os mandantes seguiam em cima, então Sampaoli fez mais duas alterações, aos 39′. Entraram Filipe Luís e Pedro, nas vagas de Ayrton Lucas e Gabigol.
Nos acréscimos, o Flamengo quase marcou um golaço, em tabela de Pedro e Bruno Henrique. O camisa 9 finalizou sem ângulo, bloqueado pela defesa adversária. Apesar da ‘tensão’ nos instantes finais, o Mengão conseguiu segurar a vitória e garantir os três pontos no Brasileirão.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Flamengo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado (01), contra o Fortaleza, no Maracanã, pela 13ª rodada da competição. Antes, o Rubro-Negro decide o destino na primeira fase da Copa Libertadores da América. O confronto será na quarta (28), diante do Aucas (EQU), também no Templo Sagrado. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2X3 FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro – 12ª rodada
Local: Estádio Vila Belmiro, Santos
Data: 25 de junho de 2023 (domingo)
Gols: Everton Cebolinha 21’/1º, Mendoza 39’/1º, Everton Ribeiro 4’/2º, Rodrigo Fernandes 6’/2º, Erick Pulgar 12’/2º
ESCALAÇÕES:
Santos: João Paulo; Lucas Pires, Messias, Joaquim e Gabriel Inocêncio; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima; Mendoza, Marcos Leonardo e Soteldo.
Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabricio Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Victor Hugo, Gerson e Everton Ribeiro; Everton Cebolinha e Gabigol.
Não se iludam.
O time está uma merda e não é de hoje.
Já no jogo contra o Grêmio, só ganhou por obra do acaso. O Grêmio perdeu a oportunidade de ganhar até de muito, do Mengão, em pleno Maraca.
Léo Pereira está horroroso e não sei porque vai ao ataque, completamente sem condições de voltar a tempo, à defesa, para recompor a defesa. Nos lances dos gols do Santos, esteve sempre muito atrasado na jogada. Teve ainda um lance em suas costas, num lançamento p[ara Bruno Mezenga, em que ele ficou parado vendo a sequência da jogada. Quase sai gol adversário.
Outros jogadores estão chamando a atenção pela baixa qualidade: Gabigol, Ayrton Lucas e Thiago Maia (este muito abaixo de Gabigol).
Continuo achando que Gérson e Éverton Ribeiro estão prendendo excessivamente a bola e atrasando as jogadas, principalmente as de contra-ataque. O Mengão está necessitando contratar 2 laterais (principalmente um para a esquerda), um zagueiro e mais um meio de campo ao estilo do Wesley (Zenit). Ainda não sabemos o que o Luiz Araújo irá produzir. Se fizer o que mostram seus vídeos, tentar trazer o Wesley poderá ser desnecessário. O fato é que Arrascaeta tem um problema que ainda não sabemos e está rendendo muito abaixo do que sabe.