Higor Neves: “Saiam pelo Portão B”

Compartilhe com os amigos

Alô, vascaínos: vocês já conhecem esse caminho


“O que seria do futebol sem rivalidade?”, diria um torcedor mais antigo. Os mais saudosistas, que viram os grandes duelos entre Zico e Dinamite, talvez não conseguissem imaginar uma realidade em que o Flamengo não disputasse com o Vasco. Ou vice-versa. Mas, o fato é que hoje, já estamos presenciando clássico sem um rival a altura. No jogo desta segunda-feira (05), nem mesmo o placar de 4 a 1 foi capaz de representar a distância entre Flamengo e Vasco atualmente.

Um avassalador Flamengo, construindo um 4 a 0 em 45 minutos, se dando ao luxo ainda de desperdiçar chances e buscar jogadas mais plásticas. Parecendo aquele jogador de Playstation que brinca com o irmão mais novo. No segundo tempo, seguindo o exemplo do irmão mais velho, diminui o nível, deixa de se esforçar. E vem até uma caridade – nesse caso, um pênalti mal marcado – para diminuir o estrago. Nada mais do que isso.

Assim como o campo, a arquibancada também falou muito. Enquanto o Flamengo dava novos sinais de que podemos reencontrar nossas raízes, os vascaínos fugiam. Sim. Fugiam da vergonha, do desastre. Do reconhecimento da realidade, que nada mais é do que um claro recado: a rivalidade, hoje, não existe. Em 2023, somente dois times conseguiram tomar mais gols do Flamengo em um único jogo: Maringá, no 8×2 pela Copa do Brasil; e o Nova Iguaçu, no 5×0 pelo Carioca. E esse é o tamanho que o Rubro-Negro enxerga o seu antigo (beeem antigo) rival.

Por isso, aos amigos vascaínos, um recado: saiam pelo portão B. Vocês já conhecem o caminho. Tanto no Maracanã, quanto no Brasileirão. Na B, é mais apropriado. Lá, vocês são capazes de lutar, de disputar uma vaga na parte de cima. E até mesmo de venderem a ideia de que são fieis, apaixonados… a realidade nós já sabemos. Não precisam mais forçar ou fingir nada para ninguém. Sintam-se tranquilos para reconhecerem também e saírem, de fininho, para a segunda divisão.

Hoje, apenas a tradição mantém as atenções voltadas para o Flamengo x Vasco. A distância entre as instituições são maiores, até mesmo, do que a distância entre os times na tabela: o Fla, já tentando colar na liderança; o Vasco, perto de assumir a outra ponta da tabela, na penúltima colocação.

Portanto, reforço a mensagem e vos tranquilizo, amigos vascaínos: saiam pelo portão B, tranquilos. Já estamos acostumados a ver essa cena.

*O texto de opinião representa expressamente a opinião do autor, citado no título da publicação. O Coluna do Fla, como portal projetado por e para torcedores, cede espaço para as diferentes opiniões da Nação Rubro-Negra.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • No Rio, temos apenas 1 gigante clube de futebol. Os três demais tradicionais não passam de mediano, apesar da excelente gestão do Fluminense e dos bons resultados iniciais alcançado pelo Botafogo. Uma pena, pois a queda destes três empobrecem o futebol do Rio e a principal competição do estado vai aos poucos, perdendo o seu charme. Se antes, brigávamos para conquistar o Carioca para tirar sarro dos amigos e familiares que torciam para outros times, agora os adversários só tem chance de conquistar este título quando o Flamengo está mal, como aconteceu nas duas últimas oportunidades.

Comentários não são permitidos.