Filipe Luís, Léo Pereira, Matheuzinho e Rodrigo Caio se manifestaram através das redes sociais
O Flamengo enfrenta o Grêmio às 18h30 (horário de Brasília) deste domingo (11), pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Fora dos campos, alguns jogadores do Mais Querido usaram as redes sociais para se posicionarem contra a Lei Geral do Esporte.
Filipe Luís, Léo Pereira, Matheuzinho e Rodrigo Caio publicaram nota, neste sábado (10), em conjunto com outros jogadores de clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. No comunicado, os atletas repudiam a nova lei e a definem como um retrocesso e supressão aos direitos trabalhistas.
VEJA O COMUNICADO
PROTESTOS – LEI GERAL DO ESPORTE
No último mês de maio, foi aprovado pelo Congresso Nacional a Lei Geral do Esporte.
Mesmo reconhecendo os importantes avanços trazidos pela Lei, há dois pontos que representam retrocesso em relação aos nossos direitos trabalhistas, presentes nos §5º e §11 do Artigo 86.
O §5º do Artigo 86 institui um fator de redução da cláusula compensatória, criando um cenário que pode até mesmo representar um estímulo à demissão de atletas sem o pagamento integral da rescisão trabalhista.
Já o §11 do Artigo 86 retira os direitos de estabilidade aos atletas que sofrem acidentes de trabalho.
Seremos a única classe de trabalhadores a não termos direitos quando demitidos ou sofrermos acodentes de trabalho.
Vale lembrar que o último estudo da CBF informa que 83% dos atletas que atuam no Brasil recebem apenas 1 salário mínimo, sendo que os atletas que recebem mais de R$50.000,00 representam menos de 1% dos atletas brasileiros de futebol.
Hoje, somos mais de 20 mil atletas e a Lei valerá para todos, sendo que os mais impactados pela Lei, serão aqueles que possuem as menores condições de trabalho.
Por isso, pedimos que o Presidente Lula VETE os §5º e §11 do Artigo 86 da Lei Geral do Esporte. Pedimos também a intervenção da Ministra dos Esportes, Ana Mozer.
Importante lembrar que, em abril de 2023, Flamengo e outros clubes brasileiros também publicaram nota repudiando a Nova Lei Geral do Esporte. A emenda reúne todas as regras relacionadas às práticas esportivas no Brasil em uma única legislação, com mais de 200 artigos.
Apesar do movimento fora dos campos, os jogadores focam as atenções no próximo compromisso. Isso porque, o Flamengo enfrenta o Grêmio, neste domingo (11), às 18h30 (horário de Brasília). No Maracanã, a partida é válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo terá transmissão do Coluna do Fla, AO VIVO, no YouTube.
Deixe-me ver se entendi? Usam a HIPOCRISIA para dizer que estão lutando pelos menos favorecidos e no processo, são beneficiados pelo veto mesmo recebendo milhões em contratos de futebol e portanto, não necessitando destes benefícios…