Paulo Sousa é apontado como candidato a próximo treinador da Napoli para a temporada
Paulo Sousa teve uma passagem frustrada pelo Flamengo em 2022, acumulando vices e críticas. No entanto, os ventos parecem que estão mudando para o lado do português, que após comandar a Salernitana, da Itália, e evitou o rebaixamento, agora está na mira da Napoli, atual campeã da Série A.
Pelo Fla, o treinador chegou como esperança da torcida, após o vice da Libertadores 2021 com Renato Gaúcho. Porém, a passagem do português foi aquém do esperado, acumulando os vices da Supercopa do Brasil, e do Campeonato Carioca, e sendo bastante criticado pelas muitas mudanças na equipe.
Paulo Sousa deixou o comando do Flamengo após a derrota para o Bragantino, pela décima rodada do Brasileirão. Ao foram 31 partidas no comando do Mais Querido, com 19 vitórias, sete empates e cinco derrotas.
O técnico ficou sem clube até ser contratado pela Salernitana (ITA), em fevereiro de 2023. Em 16 partidas, conquistou quatro vitórias, nove empates e três derrotas, ajudando o time a se manter na elite do futebol italiano.
O desempenho parece que chamou a atenção do atual campeão italiano, Napoli. Segundo o jornalista Gianluca Di Marzio, o presidente do clube, Aurelio De Laurentiis, já teria conversado com o treinador português. As partes já estariam acertando os termos do contrato, inclusive o novo clube estaria disposto a pagar a multa do treinador avaliada em 1 milhão de euros (cerca de R$5,2 milhões).
A Napoli se sagrou campeão Italiano após 33 anos de jejum. Além do título da Série A, o time italiano também surpreendeu e fez boa campanha na Champions League, ao chegar nas quartas de finais sendo eliminado para o Milan (ITA).