Um dos maiores ídolos da história do Flamengo, Zico abriu o jogo e detonou o uso de gramado sintético no Brasil. No país, o Athletico-PR foi o primeiro clube a adotar o uso na Arena da Baixada e, agora, o Palmeiras e o Botafogo também utilizam grama artificial no Allianz Parque e no Engenhão, respectivamente.
Zico fez questão de apontar a ‘desigualdade’ de condições para os times que estão acostumados a jogar em campo com gramado natural. Para o ídolo do Flamengo, o certo seria padronizar os estádios brasileiros para não acontecer nenhuma espécie de vantagem a quem está acostumado com a grama sintética.
— Eu não gosto, nem precisa me convencer. Eu acho que campo sintético é para pelada, para o chopp, para baixar seus custos no CT, nas escolinhas. Mas não é para competição. Não é só por causa do campo que eles (Palmeiras, Botafogo e Athletico) ganham. Eles vão ganhar campeonatos no campo normal porque têm bons times -, disse, em entrevista à Band, antes de completar:
— Mas o problema é o costume e a quantidade de jogos que aqueles times que jogam no campo sintético têm para fazer. Em lugar nenhum do mundo, de grandes países do futebol, Alemanha, França, Espanha, você vê grama sintética. A meu ver, é um grande absurdo. Para mim, é uma vantagem. Ou todo mundo entra em igualdade de condições, ou não. Porque você treina em uma condição e joga em outra -, finalizou.
Importante frisar que, na última quarta-feira (12), apesar da ‘vantagem’ do uso de grama sintética, o Athletico-PR foi eliminado da Copa do Brasil em plena Arena da Baixada. No local, o Flamengo venceu os donos de casa por 2 a 0 e se classificaram às semifinais do torneio nacional de mata-mata.
Agora, o Flamengo foca na disputa do Campeonato Brasileiro. No sábado (22), o Mais Querido recebe o América-MG, no Maracanã, em jogo válido pela 16ª rodada do torneio nacional de pontos corridos. O confronto acontecerá a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Coluna do Fla, no YouTube.
Sesc-Flamengo x SESI Bauru acontece nesta sexta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília) A bola…
Flamengo e Fortaleza se enfrentam na terça-feira (26), pelo Campeonato Brasileiro O Flamengo se prepara…
Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 22 de novembro O Flamengo se prepara para…
Volante chileno está próximo de completar 100 jogos pelo Flamengo Um dos titulares absolutos da…
Flamengo volta a campo na terça-feira (26) para enfrentar o Fortaleza, pelo Brasileirão O Flamengo…
Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…
Ver comentários
Concordo com o Zico.
Concordo plenamente com o Zico.
Por mais que os gramados sintéticos não me agradem, me desagrada mais ver campos esburacados e gramados mal cuidados Brasil afora. Acredito que o gramado do Botafogo é um bom sintético, com bom percentual de grama natural. A bola, ao menos visualmente falando, não parece correr e quicar de maneira diferente do que acontece em um bom gramado como o de Itaquera por exemplo. Então sim, prefiro um gramado sintético misto a um gramado natural ruim.