Conselheiro do Flamengo chegou a entrar com pedido para alterar estatuto do clube
Em março deste ano, o conselheiro do Flamengo José Carlos Peruano deu entrada a um pedido ao Conselho Deliberativo para que o presidente Rodolfo Landim possa ter mais um mandato à frente da presidência do clube. Em entrevista ao jornalista Mauro Cezar Pereira, o mandarário do Fla abriu o jogo sobre o que pensa em relação a ficar à frente do Mais Querido por mais um ano, ao invés de se reeleger.
“Tem que ser conversado com todos os demais presidentes de poder. Somos um grupo, não estou nisso sozinho e não quero definir nada. Até porque, a decisão, se tomada, seria do Conselho Deliberativo. O que eu poderia fazer é renunciar ao fim dos três anos e deixar o Dunshee (Rodrigo Dunshee de Abranches, vice-presidente geral e jurídico) assumir”, disse, antes de completar:
“Algo que, eu, a rigor, posso fazer a qualquer momento. Lembrando aqui, só assumi um compromisso com os eleitores de ficar mais três anos e costumo cumprir minhas promessas. Além disso, teria que mudar muitas coisas no plano da minha vida familiar e profissional, mas sinceramente está completamente fora dos meus planos de vida”, finalizou.
O objetivo de Peruano é realizar uma alteração no Artigo 69 do estatuto, permitindo que o mandatário concorra a mais uma (re)eleição, agora, em 2024. Já a fala de diz respeito ao presidente do Flamengo ficar no cargo por quatro anos ao invés de três.
Vale lembrar que, de acordo com a lei 13.155 de 2015, que regulamenta o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (PROFUT), só é permitida uma reeleição para quem adere ao refinanciamento. Desse modo, caso o Flamengo opte por mudar o estatuto, terá que se ‘desligar’ do Profut.
Apesar da movimentação iniciada por Peruano, existe a ideia de ‘pacificar’ o possível racha na diretoria atual que, com a saída de Landim, teria que se dividir entre o vice-presidente geral e jurídico, Rodrigo Dunshee, e o presidente do Conselho de Administração, Luiz Eduardo Baptista, o BAP. Ambos são considerados os possíveis candidatos da situação para o próximo pleito. que acontece em dezembro de 2024.
Alô torcida do Flamengo. Atenção! Muita atenção! Olhem o que esses caras estão tentando fazer.
Sou contra. Totalmente contra. Isso é uma temeridade, pois abre brechas para grupos se “perpetuarem” no poder.
Sr. Landim, o Sr. e sua turminha não são donos do Clube. Vazaaaaa!
Mudar as regras durante o jogo é no mínimo indecente. Cumpram-se as regras de quando ele foi eleito, as mudanças somente devem ter efeito para o mandato seguinte após a data de suas aprovações. Virada de mesa cheira mal.