Revelado pelo Flamengo, Rafinha jogará no Fútbol Club Universitario (BOL)
Promessa do Flamengo no início da década passada, o atacante Rafinha está de time novo. Com 30 anos, o atacante foi anunciado pelo Fútbol Club Universitario, da primeira divisão da Bolívia. Esta será a 13a equipe do jogador, que era conhecido como ‘Neymar da Gávea’ nos tempos de Mengão.
O auge da carreira de Rafinha aconteceu em 2013, em vitória do Flamengo sobre o Vasco por 4 a 2. O ‘baixinho’ deu um ‘baile’ no então ídolo do rival, o zagueiro Dedé, em partida realizada no Engenhão. Após o embate, a Nação cantou: “Rafinha é melhor que Neymar”. O jogador fez um lindo gol, na ocasião, arrancando desde o meio campo.
“Estou muito feliz e motivado por voltar ao país que me recebeu tão bem e além disso, meu filho é boliviano. Estou preparado para esse novo desafio. Vou dar o meu melhor para alcançar os nossos objetivos e conquistar coisas grandes”, disse Rafinha, em entrevista ao GE. O atacante já vestiu a camisa do The Strongest (BOL), entre 2021 e 2022.
Depois do Flamengo, Rafinha vestiu as camisas do Bahia, Atlético-GO, Daejeon Hana Citizen (COR), Metropolitano-SC, Thai Honda (TAI), Avaí, Cafetaleros de Tapachula (MEX), São Bento-SP, Maguary-PE e Patrocinense-MG, além do The Strongest. Pelo Mais Querido, foram 43 jogos e três gols na temporada 2013, a única do jogador pelo profissional. O vínculo com o Mengão acabou em 2017, após seguidos empréstimos.
Rafinha não teve a oportunidade de enfrentar o adversário do Flamengo neste sábado (08), o Palmeiras, pois o time paulista disputou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2013. Agora, com a equipe de São Paulo na elite, os times irão duelar a partir das 21h (horário de Brasília), no Allianz Parque. O Rubro-Negro está em terceiro do Brasileirão, com 25 pontos, já o time de São Paulo é o quarto, com 23.
Não sei se chegaria a ser um Neymar, mas ele tinha muito potencial, sim! Estava tendo sequência com o Dorival Júnior e jogando muito bem. Lembro de um gol que ele deixou o Dedé para trás muito facilmente. Entretanto, a diretoria resolveu mandar o Dorival embora e o novo treinador, se não me engano o Luxemburgo, resolveu escanteá-lo. Não saberemos por quais motivos ele foi preterido, mas depois disso, ele perdeu o ímpeto e saiu do clube. Uma pena, porque foi um talento subaproveitado.