Técnico do Flamengo detalha atuação no último domingo (16)
Jorge Sampaoli encara o desafio de recuperar o elenco do Flamengo após sequência de jogos tensos. Na coletiva depois do empate em 0 a 0 com o Fluminense, no domingo (16), o treinador argentino disse que tais dificuldades fazem parte do processo de implementação da ideia de futebol no Rubro-Negro.
— A equipe vem de jogos em campos sintéticos (contra Palmeiras e Athletico-PR), uma classificação contra o Athletico-PR. Jogamos contra um time bom e descansado. O futebol tem muita coisa, então, seguiremos tentando construir uma ideia de jogo que nos permita descansar com a bola e dominar a partida, para que o jogo não tenha que se correr tanto, porque senão o time vai sofrer como sofreu no segundo tempo — contou Sampaoli.
O treinador reconheceu que o Flamengo caiu de rendimento no segundo tempo por conta do desgaste físico. Sampaoli também explicou que o foco do trabalho no Rubro-Negro é fazer com o que o elenco tenha um equilíbrio de atuação, uma “cultura de jogo” para “aguentar os 90 minutos”.
— Penso que fizemos um primeiro tempo de muita exigência física, que empurramos o Fluminense contra o gol deles. No segundo tempo, sentimos um pouco esse ritmo de pressão. Os ajustes de pressão eram diferentes. Eles conseguiram sair da nossa pressão […] Basicamente, (o foco do trabalho é) na cultura de jogo em ter a possibilidade de aguentar por 90 minutos como o time fez no primeiro tempo, com muita energia e decisão, para tentar ganhar o jogo. Também é um tempo de recuperação — completou.
O Flamengo tem uma semana livre de jogos para Sampaoli recuperar o elenco. O próximo compromisso do Rubro-Negro é apenas no sábado (22), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. O Fla enfrenta o América-MG, pela 16ª rodada do Brasileirão.