Gesto ocorreu após o fim da partida
Por: Késia Alves, Leo José e Pedro Paulo Catonho
Durante a estadia de torcedores do Flamengo em Assunção, os rubro-negros foram alvos de racismo nas ruas da capital do Paraguai. Dentro do estádio não foi diferente. Após a vitória do Olimpia (PAR), por 3 a 1, no Defensores del Chaco, um ‘hincha’ foi flagrado imitando macaco em direção à Nação presente ao jogo. As imagens foram obtidas em primeira mão pela reportagem do Coluna do Fla.
VEJA VÍDEO:
? EXCLUSIVO| RACISMO NO PARAGUAI: torcedor do Olimpia imitou macaco em direção à torcida do Flamengo no Estádio Defensores del Chaco. O ato de racismo aconteceu no jogo Olimpia 3×1 Flamengo, pela Libertadores, na última quinta-feira (10). #colunadofla
C/ @LeoJoseReporter pic.twitter.com/AJHkVR40n0
— Késia Alves (@kesiaalvesa) August 11, 2023
O caso ocorreu após a partida. O torcedor ficou provocando os rubro-negros fazendo o sinal de 3 a 1, em alusão ao placar do jogo, e depois passou a imitar macaco e gritando ‘mono’ (macaco, em espanhol). Um colega presente na arquibancada, revoltado com o gesto, chegou a recriminar o racista, que não se importou e continuou cometendo o crime. O vídeo foi filmado por um fã do Flamengo.
Este não foi o primeiro vídeo de racismo gravado por brasileiros em Assunção. No dia do jogo, enquanto um ônibus chegava na cidade, um torcedor imitou macaco em direção ao veículo com vários rubro-negros. Também em um shopping, outros fãs do Flamengo foram alvos de insultos racistas antes de a bola rolar.
A prática de racismo tem sido comum durante a Copa Libertadores da América. Times brasileiros foram alvos em diversos países, como Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e agora no Paraguai, nas competições da Conmebol – Libertadores e Sul-Americana. No entanto, as penas impostas pela Confederação Sul-Americana de Futebol são brandas.
Na quinta-feira (11), o Olimpia chegou a emitir um comunicado horas antes de a bola rolar pedindo para os torcedores do clube não cometessem atos racistas em direção aos brasileiros, porém, o recado não adiantou. O Estádio Defensores del Chaco recebeu mais de 40 mil pessoas no duelo válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América e, até o aparecimento do vídeo obtido pela reportagem do Coluna do Fla, não foram registradas outras cenas lamentáveis no palco do duelo.