Comissão de Arbitragem quer aperfeiçoar os profissionais do apito neste segundo semestre
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) começou uma intertemporada com as equipes de arbitragem nesta semana. No Rio de Janeiro, a entidade usa o espaço do Clube da Aeronáutica e do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), na Barra da Tijuca, para fazer exercícios de aperfeiçoamento com os profissionais do apito.
Tendo em vista o segundo turno da Série A do Brasileirão, a reta final das outras divisões nacionais e as finais da Copa do Brasil, a CBF iniciou a intertemporada na última segunda-feira (28). Cerca de 173 árbitros, assistentes e árbitros de vídeo praticam atividades com lances de jogos, simulando situações reais de partida. O intuito é otimizar o tempo para tomada de decisão e, principalmente, escolher a opção avaliada como correta para a marcação.
Em nota oficial, a CBF diz o seguinte: “O objetivo da preparação é dar continuidade ao desenvolvimento da arbitragem em um momento de definição das competições nacionais, como a reta final das Série C e D do Campeonato Brasileiro, a decisão da Copa do Brasil e o segundo turno da Série B e do Brasileirão”.
Esta não é a primeira vez que a CBF organiza uma intertemporada. Em 2022, a Comissão de Arbitragem da entidade também promoveu o evento no Rio de Janeiro. Em 2023, 77 árbitros foram convocados para a primeira turma e outros 76 para a segunda. Vale destacar que os 20 árbitros de vídeo marcam presença nos dois grupos.
“A intertemporada foi criada no ano passado para realizar os ajustes do primeiro semestre. A gente estuda tudo o que aconteceu e coloca em prática nas palestras e nos treinamentos para que, na reta final dos campeonatos da CBF, os árbitros recebam esses ajustes para a gente dar seguimento com um nível de arbitragem bom, como tivemos no primeiro semestre através da pré-temporada”, explicou Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem.