Flamengo conseguiu furar a retranca do Olimpia (PAR) no Maracanã
O Flamengo largou com vantagem nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Nesta quinta-feira (03), o Rubro-Negro bateu o Olimpia (PAR), por 1 a 0, com gol de Bruno Henrique, aos três minutos do segundo tempo, após assistência de Gabigol. O time paraguaio apostou na retranca para tentar segurar o Mengão no Maracanã, mas o camisa 27 conseguiu furar a defesa adversária.
Com o placar, o Flamengo jogará pelo empate na próxima quinta-feira (10), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O Olimpia terá de vencer por dois gols de diferença. Em caso de triunfo por um tento, o duelo vai para os pênaltis. O duelo está marcado para as 21h (horário de Brasília), com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.
Para o jogo desta quinta-feira (03), Jorge Sampaoli optou por um time bastante ofensivo. O único volante de origem escalado na partida foi Allan. Do meio para frente, o Flamengo foi a campo com Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Além disso, os dois alas escolhidos tem características ofensivas, como Wesley e Ayrton Lucas.
PRIMEIRO TEMPO ‘AMARRADO’ E SEM GOLS
O jogo começou ‘estranho’ para o Flamengo. Logo no primeiro minuto, o árbitro Dario Herrera (ARG) deu cartão amarelo para Allan após disputa de bola no meio campo. No entanto, em faltas duras do Olimpia, o mesmo critério não foi utilizado. No terço inicial do duelo, as equipes não conseguiram finalizar ao gol e muitas infrações foram apitadas, pausando o embate em vários momentos.
A primeira finalização do jogo aconteceu apenas aos 17 minutos, com Wesley, de longe, sem perigo para o goleiro do Olimpia. O grito de ‘uuuhhh’ da torcida veio aos 21′, em bomba de Ayrton Lucas, que Espinola defendeu com a ponta dos dedos, jogando para escanteio. No entanto, a partida seguia truncada, com forte retranca dos times paraguaios.
Por conta da dificuldade para encontrar espaços, o Flamengo, em alguns momentos do primeiro tempo, exagerou na estratégia de cruzar bolas na área, mas não funcionou na primeira etapa. Em um rebote de ‘chuveirinho’, aos 43 minutos, Gerson chutou com categoria, mas o goleiro Espinola se esticou para defender.
Nos acréscimos, um susto no Maracanã. Em raro ataque do Olimpia, após cobrança de escanteio, Ortiz ganhou da zaga rubro-negra no alto, e a bola sobrou para González, praticamente na pequena área. O atacante finalizou de primeira, e a ‘pelota’ explodiu no travessão de Matheus Cunha.
VELHA JOGADA, NOVO GOL NO SEGUNDO TEMPO
Se no primeiro tempo os ‘chuveirinhos’ não funcionaram, na etapa final deu certo. E rápido. Aos três minutos, em jogada característica da dupla, Gabigol cruzou da direita para a esquerda, no segundo pau, e Bruno Henrique colocou no fundo das redes, de cabeça.
Apesar do gol sofrido, o Olimpia seguiu com a mesma postura, se defendendo o tempo todo, com os 11 jogadores no campo defensivo. Além disso, os visitantes abusaram da cera, principalmente o goleiro, Espinola. Em todos os tiros de meta, o arqueiro tentava ganhar alguns segundos.
Novamente pelo alto, o Flamengo quase marcou o segundo. Em falta cobrada por Arrascaeta na área, David Luiz subiu sozinho na área, mas o goleiro Espinola salvou, jogando para escanteio. O lance aconteceu aos 21 minutos da etapa complementar.
Autor do gol, quase Bruno Henrique marcou o segundo. Aos 30 minutos, Arrascaeta arrancou pelo meio e achou o camisa 27. O atacante limpou a zaga e bateu chapado, tirando tinta da trave do Olimpia. Depois, os paraguaios chegaram duas vezes com perigo, com direito a outra bola no travessão de Matheus Cunha e um chute na rede pelo lado de fora da meta rubro-negra.
Outra vez pelo alto o Flamengo chegou, aos 35 minutos do segundo tempo. Arrascaeta jogou na área, e novamente Bruno Henrique cabeceou. Espinola, goleiro do Olimpia, só observou, arrancando o ‘uuuhhh’ da torcida presente no Maracanã. O Fla até tentou ampliar, mas não conseguiu driblar a forte marcação dos visitantes.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O duelo de volta entre Flamengo e Olimpia acontece na próxima quinta-feira (10), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Antes, o Rubro-Negro tem compromisso pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mengão vai ao Mato Grosso para enfrentar o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 20h (de Brasília) de domingo (06).
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1X0 OLIMPIA
Competição: Copa Libertadores da América, oitavas de final (ida)
Local: Maracanã
Data: 03 de agosto de 2023 (quinta-feira)
Gols: Bruno Henrique 3’/2º
ESCALAÇÕES:
Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Allan, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.
Olimpia: Espinola, Silva, Romaña, Gamarra, Zabala, Cardozo, Gómez, Ortiz, Tito Torres, W. González e Fernández. Técnico: Francisco Arce.
Thiago Maia, foi testemunhar contra o amiguinho marginal do poderoso, foi para o banco.