Por: Pedro Paulo Catonho
O Flamengo ficará cinco dias sem jogar, após a vitória por 3 a 2 sobre o Coritiba, no último domingo (20), e antes do embate com o Internacional, no sábado (26). O tempo livre não é garantia de sucesso, analisando o retrospecto recente do Rubro-Negro. Na atual edição do Brasileirão, dois dos maiores vexames do time de Jorge Sampaoli ocorreram após pausa no calendário. Casos da derrota de 4 a 0 para o Red Bull Bragantino e o empate em casa com o então lanterna América-MG.
Relembrando os anos anteriores, as partidas após semana livres também não costumam trazer boas recordações. Em 2022, em quatro ocasiões, o Flamengo foi derrotado em três. Já em 2021, depois de se preparar por seis dias, o Rubro-Negro levou 4 a 0 do Internacional, em pleno Maracanã. Veja o retrospecto desde 2021.
FLAMENGO QUANDO TEVE ‘PAUSA’ EM 2023
– Após 12 dias sem jogos: 1º de abril – ganhou do Fluminense por 2 a 0
– Após 11 dias sem jogos: 22 de junho – foi derrotado por 4 a 0 pelo Bragantino
– Após cinco dias sem jogos: 22 de julho – empatou com o América-MG em 1 a 1
FLAMENGO QUANDO TEVE ‘PAUSA’ EM 2022
– Após seis dias sem jogos: 06 de março – venceu o Vasco por 2 a 1
– Após nove dias sem jogos: 30 de março – perdeu para o Fluminense por 2 a 0
– Após seis dias sem jogos: 05 de junho – perdeu para o Fortaleza por 2 a 1
– Após nove dias sem jogos: 28 de setembro – perdeu para o Fortaleza por 3 a 2
FLAMENGO QUANDO TEVE ‘PAUSA’ EM 2021
– Após dez dias sem jogos: 10 de junho – venceu o Coritiba por 1 a 0
– Após seis dias sem jogos: 8 de agosto – perdeu por 4 a 0 para o Internacional (o Flamengo até jogou no meio desta semana, contra o ABC, pela Copa do Brasil, mas o time foi escalado com reservas, nem o técnico Renato Gaúcho viajou para Natal, para aproveitar a ‘semana livre)
– Após 13 dias sem jogos: 12 de setembro – venceu o Palmeiras por 3 a 1
Dos cinco dias sem jogos, em quatro, Jorge Sampaoli aproveita para preparar a equipe no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. Após a folga na segunda-feira (21), a comissão técnica marcou as atividades para as 9h (horário de Brasília) nos dias seguintes. Até novas táticas o argentino testou, com direito a ataque com Bruno Henrique, Gabigol e Pedro.
A equipe rubro-negra tentará quebrar a ‘maldição pós semana livre’ no sábado (26), contra o Internacional, no Maracanã. A bola rola às 18h30 (horário de Brasília). O Coluna do Fla transmite o jogo, ao vivo, no YouTube. Na televisão, o Premiere mostra o duelo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.