Agora, a diferença para o líder Botafogo é de 15 pontos
O pesadelo do torcedor do Flamengo parece não ter fim em 2023. Após a eliminação na Libertadores, o Rubro-Negro apenas empatou com o time reserva do São Paulo, por 1 a 1, em pleno Maracanã. Lucas Moura abriu o placar para os visitantes, mas Pedro empatou nos acréscimos. O confronto foi válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro e ocorreu neste domingo (13).
O empate deixou o Flamengo com 32 pontos, na terceira posição, mas o time ainda pode ser superado pelo Palmeiras, que tem 31 e joga na segunda-feira (14), contra o Cruzeiro, em casa. Outro que tem chance de ultrapassar o Mais Querido é o Bragantino, que pega o Vasco, em Bragança Paulista, com os mesmos 31. Pensando no título, a diferença para o líder Botafogo aumentou para 15 pontos.
Como de costume, Jorge Sampaoli não repetiu o time na comparação com o jogo anterior. São 31 escalações diferentes no clube. Da equipe que perdeu para o Olimpia (PAR), foram quatro mexidas. Saíram David Luiz, Filipe Luís, Gerson e Everton Ribeiro. Entraram Léo Pereira, Ayrton Lucas, Allan e Victor Hugo. Só o experiente zagueiro estava sem condições de atuar, entregue ao Departamento Médico.
O clima no Maracanã foi hostil antes de a bola rolar. A torcida, que lotou o Maracanã, não poupou críticas aos jogadores, ao vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, e ao mandatário do clube, Rodolfo Landim. Xingamentos e gritos de “time sem vergonha” foram a tônica minutos antes da partida começar.
CLIMA QUENTE NA ARQUIBANCADA, FLAMENGO FRIO PRIMEIRO TEMPO
Gabigol foi o responsável pela primeira finalização do jogo, aos cinco minutos, de ‘puxeta’, mas sem sustos para Jandrei. Apesar disso, o Rubro-Negro estava ‘frio’ na partida, sem ganhar divididas e não conseguindo assustar a meta adversária. O São Paulo, com o time completamente reserva, teve mais controle de jogo nos primeiros 15′. Antes, aos 14′, Alisson finalizou para os visitantes.
Um dos poucos poupados das críticas pela torcida no Maracanã, Bruno Henrique levantou o estádio aos 24 minutos. O camisa 27 arrancou pela esquerda, deixou dois zagueiros no chão, mas errou o cruzamento, em bom contra-ataque do Flamengo. Com 30′, o Mengo finalizou de novo. Arrascaeta arrancou pela esquerda, achou Thiago Maia dentro da área, mas o volante chutou por cima.
Com a atuação decepcionante até então, os torcedores voltaram a protestar na reta final do primeiro tempo. Xingamentos a Rodolfo Landim, Marcos Braz e cânticos de “nós queremos respeito e comprometimento” e “pra jogar no Mengo tem que ter disposição” voltaram a ser cantados nas arquibancadas. E o cenário iria piorar…
Melhor em campo, o São Paulo abriu o marcador com facilidade. Lucas Moura recebeu com grande liberdade no meio campo, passou por Thiago Maia, superou Wesley e Léo Pereira só assistiu. O camisa 7 dos visitantes chutou no cantinho de Matheus Cunha, colocando os visitantes em vantagem, aos 37 minutos.
Aos 46′, boa chegada do Flamengo. Arrascaeta achou Gabigol na entrada da área. O atacante soltou a bomba, de canhota, mas Jandrei mandou para escanteio. Foi o último lance de perigo no primeiro tempo, que terminou com vaias da torcida no Maracanã.
FLAMENGO MELHORA NO SEGUNDO TEMPO, E PEDRO EMPATA NOS ACRÉSCIMOS
No intervalo, Jorge Sampaoli tirou Arrascaeta e Thiago Maia, mandando a campo Gerson e Everton Ribeiro. A saída do uruguaio revoltou os torcedores, que chamaram o treinador de “burro” antes de a partida recomeçar. Com as alterações, Victor Hugo foi recuado para segundo volante. O garoto havia atuado como meia na primeira etapa.
Com a torcida apoiando a equipe, aos gritos de “vamos virar, Mengo“, o time parecia ter acordado. Antes dos nove minutos, Allan deu bom chute de fora da área, mas Jandrei fez a defesa. O camisa 21 de novo assustou, aos 15′. Bruno Henrique arrancou pela esquerda, achou Gerson na área, que tocou para Allan. A bola passou rente à trave.
O próprio Gerson finalizou aos 16 minutos, de fora da área, mas Jandrei encaixou. Após a jogada, Jorge Sampaoli chamou Pedro para entrar em campo. O camisa 9 ocupou o lugar de Gabigol. A não entrada do artilheiro do time na temporada foi alvo de irritação de parte do elenco na quinta-feira (10), pela Libertadores.
O Flamengo chegou novamente aos 23 minutos. Victor Hugo lançou na área, Bruno Henrique ganhou no alto e tocou para Pedro, mas Allan Franco salvou o São Paulo. Os visitantes, que pouco assustaram no segundo tempo, quase ampliaram aos 29′. Wellington arrancou pela esquerda e achou Juan na área. O garoto finalizou por cima.
Após o lance, Sampaoli foi para o ‘tudo ou nada’. Victor Hugo saiu e deu lugar ao ponta Luiz Araújo, revelado justamente pelo São Paulo. Mas quem quase marcou foram os visitantes. James Rodríguez, que entrou no segundo tempo, finalizou na rede pelo lado de fora aos 32′.
Luiz Araújo entrou bem no jogo. Em duas jogadas, o Flamengo quase conseguiu empatar. No primeiro, o ponta achou Pedro na área, mas o camisa 9 não conseguiu jogar para as redes. Na sequência, o ex-São Paulo finalizou com perigo, tirando o ‘uuhh’ da torcida no Maracanã.
Com o Flamengo todo no ataque, o São Paulo teve a chance de matar o duelo aos 40 minutos. James Rodríguez acionou Wellington Rato, que arrancou livre. Mas cara a cara com Matheus Cunha, chutou para fora. Nos acréscimos do segundo tempo, o Rubro-Negro chegou ao empate.
Everton Ribeiro deu lindo passe para Luiz Araújo, o ponta avançou e foi derrubado na área por Michel Araújo. Pênalti! Na cobrança, Pedro pegou a bola e empatou o jogo, garantindo um ponto para o Flamengo na última rodada do primeiro turno do Brasileirão.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (16), pela volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Grêmio. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Por ter vencido na ida, por 2 a 0, o Mengo pode até perder por um gol de diferença para ficar com a vaga na decisão. No Brasileirão, o próximo compromisso acontece no domingo (20), com o Coritiba, no Couto Pereira, às 16h (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1X1 SÃO PAULO
Competição: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 13 de agosto de 2023 (domingo)
Gol: Lucas Moura 37’/1º, Pedro 50’/2º
ESCALAÇÕES:
Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Thiago Maia, Arrascaeta e Victor Hugo; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.
São Paulo: Jandrei, Nathan, Diego Costa, Allan Franco e Welington; Gabi, Alisson, Juan e Michel Araújo; Lucas Mouras e Alexandre Pato. Técnico: Dorival Júnior.
O Flamengo tá mal treinado mau escalado mal de técnica mal de esquema tático o sampaolle já quer ir embora eluqueceu de vez ele não sabe mais o que fazer grande treinador é o Dorival esse assimfora Braz fora Landim fora do mengao
Comentei aqui durante a semana q esse técnico é uma porcaria e teve um q me contestou, hj será q ele conseguiu enchergar um pouco de futebol agora , esse time é uma bagunça como todos os outros times q ele comandou foram. Vc nunca vai ter conjunto se não tiver um time definido com essa coisa de cada jogo um time vai ser sempre essa bagunça q vimos mais uma vez, como sempre para N perder o costume precisa do talento dos jogadores para conseguir alguma coisa pq se depender de esquema tático e conjunto N ganha de ninguém. Bostaaaaa.
Eu queria saber aonde está o babaca que me chamou puta do Pedro,mostra tua cara o puta do sampaoli, tudo isso porque eu disse que o flamengo não ganhava do Olímpia e aí ganhou otária?
O Braz cooptou a torcida. Esse time de frouxos e essa torcida nutella não me representam. Faxina geral começando pelo Perdegol e até Arrascaeta. Nenhum mercenário fica. Fora Braz.
e aí sampaoli, vai engolir o orgulho agora? o Pedro salvou o cu do Sampaoli no fim do jogo. será que o Sampaoli ainda vai ficar de birrinha com ele?
Será que o Sampaoli ainda vai ficar de birrinha com o Pedro? e cadê as putinhas do Sampaoli agora? ainda vão ficar defendendo esse técnico de merda?
FM, tamo junto, irmão! eu também queria saber cadê os babacas que passam pano para o Sampaoli. O Pedro nos salvou, cadê as putas do Sampaoli agora?