Flamengo e São Paulo somam sequências negativas na temporada
Por: Pedro Paulo Catonho
A Copa do Brasil será a ‘salvação’ de Flamengo ou São Paulo na temporada. As duas equipes vivem momentos turbulentos em 2023, e o mata-mata pode dar a sonhada paz para o campeão. Já o derrotado, viverá grande crise até o fim do ano. A ‘vida ou morte’ de rubro-negros e tricolores será definida no domingo (24), a partir das 16h (horário de Brasília), no Morumbi.
FLAMENGO EM COMPLETO CAOS
O ano do Flamengo pode ser o pior do clube desde a sequência vitoriosa iniciada em 2019. A equipe já foi desqualificada de cinco campeonatos em 2023: Carioca, Supercopa, Recopa, Mundial e Libertadores da América. Em todos, com ‘requintes de crueldade’. No Brasileirão, o Fla está fora até do G-4. Além das quatro linhas, o clube viveu três casos de agressões em menos de dois meses: Pedro x Pablo Fernández, Gerson x Varela e Marcos Braz x torcedor. Para piorar o cenário, há grande possibilidade de Jorge Sampaoli não terminar o ano à frente do comando técnico, ganhando ou perdendo a taça.
Portanto, a Copa do Brasil virou a única chance de alegria para o torcedor rubro-negro no sofrido ano de 2023. O cenário é complicado, o time vai ter que reverter a vantagem de 1 a 0 do São Paulo, obtida no Maracanã. Caso não ganhe o mata-mata, a pressão, que já está enorme no clube, tende a ficar insustentável.
SÃO PAULO NA PRESSÃO PELO TÍTULO INÉDITO
No Campeonato Brasileiro, o São Paulo está apenas quatro pontos acima da zona de rebaixamento. O time de Dorival Júnior venceu apenas um jogo dos últimos dez na competição. Ao longo do ano, foram várias decepções. Eliminação para o Água Santa no Campeonato Paulista, nas quartas de final. Na mesma fase, caiu para a LDU (EQU) na Copa Sul-Americana, em pleno Morumbi lotado.
Na Copa do Brasil, o torcedor do São Paulo coloca o ‘último fio de paciência’ com o time. Caso a conquista não chegue, o time paulista viverá grande crise. A expectativa e a pressão são grandes, já que o clube não ganha um título de expressão desde 2012, quando levantou o troféu da Copa Sul-Americana. O clube nunca venceu o mata-mata nacional, e o torneio virou grande obsessão da torcida, aumentando a pressão pela taça.
FINAL
No domingo (24), o país vai saber se o Flamengo será pentacampeão e viverá o resto de ano em paz, ou se o São Paulo vai ‘acabar com a piada’ e levantar a Copa do Brasil pela primeira vez na história. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), no Morumbi, com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.