Gabigol e Pedro não formam dupla titular desde o dia 27 de maio
Por: Pedro Paulo Catonho
Se a dupla Gabigol e Pedro encantou o Brasil e a América do Sul em 2022, em 2023, a parceria ainda não conseguiu muito sucesso. Com Jorge Sampaoli, os atacantes não iniciam uma partida desde o dia 27 de maio, no empate do Flamengo com o Cruzeiro, em 1 a 1, no Maracanã. No entanto, com a ausência de Bruno Henrique, os artilheiros podem se reencontrar desde o apito inicial na próxima quarta-feira (13), contra o Athletico-PR.
Jorge Sampaoli testou os dois atacantes juntos no sábado (09), no jogo-treino entre Flamengo x Zinza FC, vencido pelo Mengão por 6 a 0. Pedro passou em branco na atividade, mas Gabigol anotou três. Um aproveitando passe de Bruno Henrique, outro escorando assistência de Ayrton Lucas e mais um de pênalti.
Depois do empate com o Cruzeiro até o momento atual, sem a dupla Gabigol e Pedro no time titular, foram 23 jogos consecutivos. O Flamengo conquistou 15 vitórias, cinco empates e sofreu três derrotas. ‘Separados’, o camisa 10 fez cinco gols e deu duas assistências no recorte, 15 embates como titular. Já o dono da 9 balançou as redes em cinco ocasiões e deu um passe, sendo oito entre os 11 iniciais. Em junho, Jorge Sampaoli falou sobre a opção de jogar com os atletas.
— São dois centroavantes diferentes. Um é mais de área, e Gabi é um jogador que sai para jogar. São diferentes. Eu considero que Pedro tem muita capacidade de frente para o gol, então tem que compreender o circuito de jogo e essa nova ideia. Tem que estar mais perto dessa ideia, que vai potencializar sua capacidade goleadora — disse Jorge Sampaoli, no dia 05 de junho, após goleada de 4 a 1 sobre o Vasco, quando Gabigol foi desfalque.
— Gabi é um jogador que, historicamente, é um extremo que se converteu em 9. Então sai muito para jogar, parte de um lugar diferente. Comparar é difícil. O que o tempo dirá é se vão jogar juntos ou quem vai ser melhor para o time — acrescentou o argentino, na época.
Sem Bruno Henrique, suspenso, cresce a expectativa para a volta da dupla Gabigol e Pedro ao time titular do Flamengo. Everton Cebolinha ‘corre por fora’ na disputa pela vaga deixada pelo camisa 27. Jorge Sampaoli deve definir o time no último treinamento antes da viagem para Cariacica, no Espírito Santo, nesta terça-feira (12). Em solo capixaba, o Mengão encara o Athletico-PR, na quarta-feira (13), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na 23a rodada do Campeonato Brasileiro.