Apenas três times conseguiram ficar com o título após perder o primeiro jogo
Para levantar o pentacampeonato da Copa do Brasil, o Flamengo vai ter que vencer o São Paulo no Morumbi, já que o Rubro-Negro perdeu o primeiro jogo, no Maracanã. Apenas três times conseguiram ficar com a taça após ser superado na ida na história da competição: Internacional, Palmeiras e Sport.
Em 1992, o Internacional ficou com o troféu após perder por 2 a 1 para o Fluminense, na ida, no Maracanã. Como na época ainda existia o critério de gol qualificado, os gaúchos levaram a melhor com o 1 a 0 em Porto Alegre. Quem também conseguiu reverter a situação, duas vezes, foi o Palmeiras.
O time paulista perdeu na ida em 1998 e em 2015. Na primeira ocasião, derrota para o Cruzeiro, por 1 a 0, depois vitória por 2 a 0. Já há oito anos, um atleta do atual elenco do Flamengo esteve na decisão. Gabigol marcou o gol do Santos, na vitória na Vila Belmiro, por 1 a 0. Mas a equipe verde fez 2 a 1 em São Paulo e levou o troféu nos pênaltis.
Já em 2008, a virada pela maior diferença de marcador. O Corinthians fez 3 a 1 no Sport, no Morumbi, mas levou o troco por 2 a 0, na Ilha do Retiro. O time pernambucano conseguiu ficar com o primeiro e único título nacional da história pelo extinto critério do gol fora de casa.
O Flamengo tentará ser o quarto time a conseguiu a virada nas finais da Copa do Brasil. Para isso, tem de vencer o São Paulo, por dois gols de diferença, no Morumbi. Em caso de triunfo por um, a disputa vai para os pênaltis. Antes de pensar na final, o Mengo entra em campo pelo Campeonato Brasileiro.
Na quarta-feira (20), o adversário será o Goiás, em Goiânia, pela 24a rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 19h (horário de Brasília), no Estádio da Serrinha, em Goiânia. O Coluna do Fla transmite o jogo, ao vivo, no YouTube.