Pontaria de Gabigol no Brasileirão cai quase 20% de 2019 a 2023
Por: Leo José
O Gabigol de 2019 ficou no passado, literal e numericamente dizendo. De todas as edições do Campeonato Brasileiro que o atacante disputou pelo Flamengo, esta de 2023 é a pior no quesito pontaria para o camisa 10 rubro-negro.
Na atual temporada do Brasileirão, Gabigol tem cinco gols marcados (sendo que quatro foram de pênalti) em 17 jogos disputados. O percentual de acerto na pontaria do atacante é de 47%. Ou seja, a cada dez chutes, quase cinco vão em direção ao gol adversário. Tal número é o menor da passagem do atacante pelo Flamengo.
PERCENTUAL DA PONTARIA DE GABIGOL PELO FLA
- Brasileirão 2019: 66%
- Brasileirão 2020: 55%
- Brasileirão 2021: 58%
- Brasileirão 2022: 50%
- Brasileirão 2023: 47%
Dados: SofaScore
Gabigol precisa dar 7,6 chutes para fazer um gol no Brasileirão 2023. O número ficou pior em comparação ao melhor ano do atacante pelo Flamengo, o de 2019, quando o jogador fazia um tento a cada 2,9 finalizações.
CHUTES NECESSÁRIOS PARA GABIGOL FAZER UM GOL
- Brasileirão 2019: 2,9
- Brasileirão 2020: 5,2
- Brasileirão 2021: 4,5
- Brasileirão 2022: 6
- Brasileirão 2023: 7,6
Dados: SofaScore
Gabigol entrou em campo em 17 das 23 rodadas disputadas pelo Flamengo até o momento. Antes camisa 9, o agora 10 passa por uma das fases mais difíceis com a camisa rubro-negra, precisando lidar com cobrança de torcedores nas arquibancadas.
Se fosse só a pontaria se dava um jeito. Gabigol completou seu ciclo no Flamengo e tem que ir embora sob pena de manchar suas conquistas anteriores no clube. Faz tempo que ele não se empenha nos jogos e sua contribuição é cada vez menor. Ele tem com o clube um relacionamento blasé, desinteressado, como fosse maior que o Flamengo, como se sua simples presença no clube devesse ser agradecida pela torcida. Gabigol exige cada vez mais e entrega cada vez menos. Já deu. Hora de agradecer e apontar a porta da rua. Quero ver alguém pagar religiosamente em dia o que ele pensa valer. Talvez na música ou no MMA consiga, porque como jogador é uma sombra do que foi e uma assombração a vagar pelo Flamengo.
Olha, o problema é que não é somente a pontaria. Ele está mal em tudo e parece que não tem mais foco no futebol ou no Flamengo.
Eu, sinceramente, prefiro que o Flamengo encerre o ciclo não renovando com ele que vê-lo assim no time e encerrando de forma melancólica sua passagem pelo time.
Se não bastasse estas situações que citei, ainda deseja um generoso aumento, sendo que não está fazendo por merecer, o que corrobora ainda mais com meu desejo de não renovação.
Vamos ver o que acontece, mas o Flamengo é infinitamente maior que o Gabriel e todos precisam ter isso em mente.