Khvicha Kvaratskhelia, do Napoli (ITA), conhece o Flamengo
A FIFA anunciou os 12 candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo no ano na quinta-feira (14). Entre eles, está Khvicha Kvaratskhelia, da Geórgia e do Napoli (ITA). Destaque na campanha do título italiano 2022/2023, o jogador é fã do futebol brasileiro e conhece o Flamengo. Quem revelou a curiosidade foi Flamarion Jovino, brasileiro que atuou com o atacante no Dínamo Batumi (GEO), em 2022.
“Dos times do Brasil, ele conhecia o Palmeiras, o Santos e o Flamengo. Hoje em dia, o futebol brasileiro está num nível bem legal, é conhecido no mundo todo, inclusive na Geórgia. Ele é fã do futebol brasileiro. Sempre me falava muito do Ronaldinho e do Ronaldo ‘Fenômeno’, aquela safra da Seleção que marcou o futebol para todo o mundo. E dos mais novos, ele gosta do Neymar e do Vinicius Jr.”, disse Jovino, em entrevista à ‘ESPN’.
Kvaratskhelia teve passagem rápida pelo Dínamo Bastumi no passado, onde atuou por apenas 11 jogos. No período, marcou oito gols e deu duas assistências. Após o sucesso no país natal, o atleta foi vendido para o Napoli. Na Itália, em 2022/2023, foi o craque do time no título da Serie A, com 14 tentos e 14 passes para bolas na rede na temporada.
Presentes na lista dos melhores do mundo, Kvaratskhelia não concorrerá com Vinicius Júnior. O cria do Flamengo foi ausência na relação e revoltou torcedores e jornalistas de todo o mundo. O georgiano vai disputar o prêmio com Julián Álvarez (Argentina), Marcelo Brozovic (Croácia), Kevin De Bruyne (Bélgica), İlkay Gündoğan (Alemanha), Erling Haaland (Noruega), Rodri (Espanha), Kylian Mbappé (França), Lionel Messi (Argentina), Victor Osimhen (Nigéria), Declan Rice (Inglaterra) e Bernardo Silva (Portugal).
Conhecido por Kvaratskhelia, o Flamengo tentará ampliar e expandir a marca com mais um título na história. Nos dois próximos domingos (17 e 24), o Rubro-Negro tentará levar o troféu da Copa do Brasil, contra o São Paulo. O primeiro embate acontece no Maracanã, às 16h (horário de Brasília), com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.