Por: Higor Neves e Nathalia Coelho
Adenor Leonardo Bacchi, mais conhecido como Tite, nasceu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 25 de maio de 1961. Antes de ser técnico de futebol, o gaúcho foi jogador e atuou como volante. No momento, o ex-treinador da Seleção Brasileira, negocia com o Flamengo para assumir após a demissão de Jorge Sampaoli.
Onde começou
Tite se formou em Educação Física pela PUC Campinas e, após pendurar as chuteiras, comandou o primeiro time em 1990. À época, o técnico assumiu o Grêmio Atlético Guarany. Depois, o treinador dirigiu diversos times gaúchos como: Veranópolis (1992–1995 e 1998), Ypiranga de Erechim (1996), e posteriormente o Juventude (1997).
Times que treinou
Em 2004, Tite começou a carreira como técnico de clubes com mais visibilidade ao ter iniciado a primeira passagem pelo Corinthians. No ano seguinte, 2005, o treinador acabou saindo do time paulista e acertou com o Atlético-MG, que, naquela ocasião, foi rebaixado para a Série B do Brasileirão.
Já em 2006, Tite fechou com o Palmeiras e, à época, ajudou o time a escapar do rebaixamento. Depois de um desentendimento com o diretor de futebol do Alviverde, o técnico pediu demissão e acertou com o Al Ain, dos Emirados Àrabes, no fim de 2007.
Antes de ter a segunda passagem pelo Corinthians, Tite treinou o Internacional (2008) e o Al Wahda, dos Emirados Árabes. Em 2010, o treinador voltou ao Alvinegro Paulista e, à época, fez história após um início difícil.
O início da segunda passagem de Tite pelo Corinthians começou com a equipe fechando o Brasileirão de 2010 em terceiro lugar. Em 2011, o time foi eliminado da Copa Libertadores da América e ainda tornou-se vice do Campeonato Paulista para o Santos.
Ainda em 2011, no entanto, Tite conseguiu dar a volta por cima e conquistou o Brasileirão com o Corinthians. No ano seguinte, em 2011, o treinador conduziu o Alvinegro ao título da Libertadores e, posteriormente, do Mundial. A segunda passagem do técnico pelo clube paulista terminou em 2013.
Em 2014, Tite resolveu tirar um ‘ano sabático’. Entretanto, em 2015, o treinador iniciou a terceira passagem pelo Corinthians. Quando voltou, o time teve a melhor campanha do Paulistão, mas acabou eliminado pelo Palmeiras na semifinal.
Além disso, sob o comando de Tite, ainda em 2015, o Corinthians foi eliminado pelo Guaraní (PAR) nas oitavas de final da Libertadores, e da Copa do Brasil, pelo Santos. Aquele ano, no entanto, o time paulista foi, mais uma vez, campeão brasileiro com três rodadas de antecedência. Em 2016, após altos e baixos no clube, o treinador acabou aceitando o convite da CBF para assumir a Seleção Brasileira.
Passagem pela Seleção Brasileira
Tite iniciou a trajetória na Seleção Brasileira em 2016 para assumir o posto que, antes, era de Dunga. Com o novo técnico no comando, o Brasil obteve uma longa série de vitórias consecutivas. À época, a equipe reconquistou a moral, que vinha abalada.
Em 2018, a Seleção Brasileira chegou à Copa do Mundo da Rússia como uma das favoritas depois de ter se classificado de forma antecipada. No entanto, o Brasil foi eliminado do Mundial ainda nas quartas de final, pela Bélgica.
Apesar do insucesso na Copa do Mundo de 2018, a CBF confirmou a permanência de Tite à frente da Seleção Brasileira para o novo ciclo de quatro anos, visando o Mundial de 2022, no Catar. Em 2019, com o treinador no comando, o Brasil conquistou a Copa América disputada em casa. No Maracanã, a Amarelinha venceu o Peru por 3 a 1 e conquistou o título.
Após um período de oscilação e de mais uma eliminação precoce na Copa do Mundo, desta vez, no Catar, Tite deixou o comando da Seleção Brasileira após ‘cair’ para a Croácia. A eliminação aconteceu nas quartas de final do Mundial de 2022, em disputa de pênalti.
Títulos conquistados
- Mundial de Clubes (2012)
- Libertadores da América (2012)
- 2x Brasileirão (2011 e 2015)
- Copa América (2019)
- Copa do Brasil (2001)
- Copa Sul-Americana (2008)
- Recopa Sul-Americana (2013)
- Campeonato Paulista (2013)
- Campeonato Gaúcho (2000 e 2009)
Situação com o Flamengo
Depois de deixar a Seleção Brasileira, com a eliminação na Copa do Mundo de 2022, Tite tinha como meta um período sabático, para depois tentar oportunidade no futebol europeu. As brechas esperadas não apareceram, e agora o Flamengo chega com força para trazer novamente o técnico à ativa.
O Fla acredita que o perfil apaziguador e o conhecimento tático de Tite seja o ideal para mudar o cenário vivido em 2023, no qual a equipe perdeu todos os títulos possíveis. O treinador, por sua vez, entende que o Rubro-Negro é um time capaz de lhe proporcionar disputa por troféus e desafios em alto nível.
Com conversas encaminhadas, a tendência é que o negócio seja resolvido ainda nesta semana. Isso porque, o Flamengo vai a campo no sábado (30), às 16h (horário de Brasília), contra o Bahia, pela 25ª rodada do Brasileirão. Para a partida, a equipe espera não contar mais com Jorge Sampaoli, que será oficialmente demitido quando a diretoria tiver concretizado a contratação de um novo treinador.