Treinador busca evolução para jogo Flamengo x Santos
Por: Leo José
Tite e Flamengo conheceram a primeira derrota juntos no 3 a 2 para o Grêmio da última quarta-feira (25). Depois do revés, o treinador redobrou a cautela em início de trabalho no Mais Querido e busca evolução para reta final de Brasileirão.
Os dois primeiros jogos de Tite no Flamengo contaram com vitória sobre Cruzeiro (2 a 0) e Vasco (1 a 0). Porém, a derrota em Porto Alegre freou a empolgação rubro-negra na busca pela liderança do Brasileirão. Internamente, o treinador mantém o discurso cauteloso de que o foco é a conquistar a vaga direta na Libertadores. Entretanto, o comandante não ‘joga a toalha’ pelo título.
Com um jogo a menos, o Flamengo tem 50 pontos e ocupa a quinta posição. Dessa forma, o Rubro-Negro precisa voltar ao G4 para se garantir de forma direta na próxima Libertadores. A briga pelo título é mais difícil, já que o líder Botafogo segue nove pontos à frente do Mengo, com os mesmos 29 jogos disputados — restam nove rodadas para a dupla carioca.
CAUTELA E EVOLUÇÃO AO LADO DE TITE
Tite também prega evolução nos bastidores do Flamengo. O treinador mantém conversas frequentes com dirigentes do Fla sobre o início do novo trabalho. As duas vitórias iniciais levaram ‘bons ares’ ao Ninho do Urubu. Entretanto, o treinador continua fazendo alguns testes sobre elenco e rotina, por exemplo, no dia a dia de treinos do clube.
Seguindo a premissa de ‘pés no chão’ em início de trabalho, Tite e companhia se preparam para o próximo compromisso. O Flamengo encara o Santos às 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira (01). O jogo em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, é válido pela 31ª rodada do Brasileirão. O Coluna do Fla transmite o embate AO VIVO, no YouTube.
Um dos principais aspectos do trabalho de Tite não está relacionado a dados técnicos. Tite consegue avaliar, como poucos, o ambiente de trabalho.
Ao visitar o Ninho, fez questão de conhecer o grupo de trabalho (além dos jogadores) e instalações, bem como interviu nos processos das equipes de trabalho.
Vai ao DM e busca informações, observa como os jogadores interagem, o que expressam nas suas observações profissionais etc.
Se algo não der certo, algum jogador deve ser substituído. Tite veio para ficar.