Flamengo venceu o Vasco neste domingo (22), no Maracanã
Já diria o poeta Bruno Henrique: “o Flamengo está em outro patamar“! A frase do camisa 27 dita após o clássico de 2019 pode ser repetida neste domingo (22). O Rubro-Negro venceu o Vasco, por 1 a 0, pela 28ª do Campeonato Brasileiro, com gol de Gerson. O resultado no Maracanã coloca o Mengão, momentaneamente, na segunda posição. Já o time de São Januário, como de costume, segue na zona de rebaixamento.
O Flamengo chegou aos 50 pontos, nove atrás do líder Botafogo, que só empatou neste domingo (22). O Mais Querido ainda pode ser ultrapassado na rodada, já que o Bragantino, com 49, encara o Fluminense logo mais, às 18h30 (horário de Brasília).
Para o jogo deste domingo (22), o técnico Tite fez apenas duas mudanças em relação ao time que venceu o Cruzeiro, na quinta-feira (19). Léo Pereira ocupou a vaga de David Luiz, porém, o camisa 23 nem foi relacionado, por conta de entorse no tornozelo. Já no meio campo, Arrascaeta entrou no lugar de Everton Ribeiro.
INÍCIO PEGADO NO PRIMEIRO TEMPO
À primeira vista, como pede todo clássico, a partida começou quente, mas sem jogadas de perigo. Muita briga e fortes divididas no meio campo. O chute a gol aconteceu apenas aos 11 minutos, com o lateral Paulo Henrique, porém, sem sustos para Agustín Rossi, que encaixou. Aos 16′, o Vasco chegou de novo, com cabeçada de Vegetti, todavia, o goleiro do Flamengo pegou.
O primeiro susto do Flamengo veio aos 21 minutos, em cobrança de falta de Arrascaeta, mas a bola passou rente à trave de Léo Jardim. Com 25′, Fabrício Bruno recebeu cartão amarelo, o terceiro, que o deixa fora da partida com o Grêmio, na quarta-feira (25). Porém, a partida seguia sem muitos lances perigosos no primeiro tempo.
Aos 35′, a chance mais clara até então. Gerson cruzou na área, e Arrascaeta subiu livre, mas cabeceou fraco, para defesa de Léo Jardim. Três minutos depois, novamente o uruguaio apareceu, em finalização de fora da área, assustando o Vasco. A partir destes momentos, o Flamengo dominou o primeiro tempo.
Com mais posse e mais tempo no campo de ataque, o Mengão quase marcou aos 42 minutos. Após escanteio de Arrascaeta, Fabrício Bruno subiu no ‘terceiro andar’, cabeceou no ângulo, mas Léo Jardim espalmou, com a bola batendo na trave. No rebote, o próprio zagueiro arrematou, mas não pegou em cheio. O Vasco até tentou responder no último minuto, mas a zaga do Fla tirou possível finalização perigosa de Gabriel Pec.
VAPO NELES NO SEGUNDO TEMPO
Assim como na etapa inicial, o Vasco deu a primeira finalização no segundo tempo. Praxedes chutou livre de dentro da área, mas a zaga do Flamengo conseguiu afastar para escanteio, em desvio decisivo aos cinco minutos. Logo depois, o Rubro-Negro retomou o controle da partida.
Ramon Díaz, técnico do Vasco, recuou a equipe, apostando nos contra-ataques. Já o Flamengo, como de costume, com mais posse de bola no campo ofensivo. Aos 15 minutos, Bruno Henrique recebeu pela esquerda, puxou para o meio e chutou, mas Léo Jardim fez a defesa. Logo depois, aos 18′, Tite efetuou a primeira mexida, tirando Pedro para colocar Gabigol.
Aos 22 minutos, a melhor chance do Vasco na partida. Lucas Piton cruzou da esquerda, Vegetti cabeceou, e Rossi fez extraordinária defesa, salvando o Flamengo. Depois, o rival quase marcou em bate e rebate na área. Após o lance, Tite chamou Luiz Araújo para entrar na partida, no lugar de Bruno Henrique.
No melhor momento do Vasco no jogo, o Flamengo acabou com a alegria do rival. Aos 29 minutos, Thiago Maia enfiou na ponta esquerda para Gabigol. O camisa 10 jogou na área, a zaga adversária cortou mal, e Gerson bateu de primeira, para abrir o placar. Na comemoração, o Coringa beijou o escudo do Mengão, que estava ao lado do gol.
Quando o relógio marcava 34 minutos, um grande susto. Jair ganhou da zaga do Flamengo no alto, e a bola passou rente à trave de Rossi. Na reta final, Tite recuou o time, e o Vasco abusou das bolas alçadas na área. Porém, o Mengão conseguiu segurar o resultado e saiu com os três pontos.
PRÓXIMO JOGO
No entanto, o Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (25), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O confronto acontece às 21h30 (horário de Brasília), na Arena do time gaúcho, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, as duas equipes brigam por uma vaga na Copa Libertadores da América do ano que vem. O duelo terá transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1X0 VASCO
Competição: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 22 de outubro de 2023, domingo
Gols: Gerson 29/2º
Flamengo: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia e Gerson; Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro. Técnico Tite.
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Medel, Léo, Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes, Paulinho, Payet, Gabriel Pec e Vegetti. Técnico Ramon Díaz.
Por pouco não foi uma vitória injusta.
Gérson fez um gol que o redimiu dos tantos erros que cometeu.. Nossos laterais não conseguiram marcar (Ayrton é fraco neste quesito), sendo facilmente batidos. Léo Pereira, POR MAIS UMA VEZ, MOSTROU DISPLICÊNCIA, saindo mal com as bolas e sendo lento nas jogadas. Taí uma posição carente.
BH perdeu quase todos as tentativas de drible e Arrascaeta quase no mesmo nível, mas chutando ou cabeceando com perigo.
Cebolinha é o cara que o Mengão tem que negociar e se livrar de uma das maiores (muitas) bobagens feitas por Braz, ao dispensar Michael para trazer este ex-grande jogador. Matheus Gonçalves está muito melhor do que o cearense.
Gabigol deu muita sorte de participar do gol rubro-negro. Fica apagado e não dá combate efetivo (finge que pressiona, mas foge das disputas). Pedro está um pouquiiiinho melhor.
Tite ainda tem muito o que ajustar. Creio que o Mengão tem que se esforçar em trazer um meia para realmente diminuir a carga sobre Arrasca. Claudinho continua o meu preferido, inclusive para jogar ao lado de Arrasca, no lugar do Gérson.
Luís Araújo vem jogando de forma mais objetiva do que Gabigol e do que Éverton Ribeiro e merece entrar jogando.
O Mengão necessita corrigir posicionamentos e fundamentos defensivos de Wesley e de Ayrton.