CBF planeja diminuição dos campeonatos estaduais

Compartilhe com os amigos

Atualmente, os estaduais são disputados em 16 datas


Nos últimos anos, os clubes de elite do futebol brasileiro têm reclamado do longo período de disputa dos campeonatos estaduais. O Carioca deste ano, por exemplo, ocorreu em 16 datas. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja reduzir os torneios locais para 12, enxugando, assim, o calendário.

Porém, a prática só poderá ser exercida a partir de 2026, pois há contratos em vigor entre clubes, federações e televisões responsáveis pelas transmissões no modelo de 16 datas. No entanto, existem exceções, caso do Campeonato Mineiro, que já ocorre em 12 datas. Já o Paulistão tem um pré-acordo para a mudança em 2025. A informação foi divulgada pelo jornalista Danilo Lavieri, do ‘UOL’.

FEDERAÇÃO CARIOCA PODE SER OBSTÁCULO

Ainda de acordo com Lavieri, as federações do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul podem ser os grandes obstáculos para os ajustes no calendário. O motivo, afinal, os estaduais são dois dos que geram mais dinheiro e, consequentemente, a redução significaria queda de renda das respectivas federações.

DATAS DOS ESTADUAIS

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, no fim de outubro, as datas para os estaduais de 2024. A entidade reservou o dia 21 de janeiro para as aberturas e 07 de abril para encerramento. Ou seja, quase três meses para a disputa local.

Além disso, a CBF confirmou as datas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro em 2024. Enquanto o mata-mata será de 21 de fevereiro a 10 de novembro, o torneio de pontos corridos tem a primeira rodada no dia 14 de abril e a jornada derradeira em 08 de dezembro.

FLAMENGO DESEJA PRÉ-TEMPORADA NOS ESTADOS UNIDOS

Antes do Campeonato Carioca 2024, o Flamengo planeja viajar para os Estados Unidos. No início de janeiro, então, o Mengo se organiza para enfrentar o Inter Miami (EUA), do astro argentino Lionel Messi. Além disso, na excursão, o Mais Querido pretende estrear os novos uniformes para a próxima temporada, de acordo com apuração da reportagem do Coluna do Fla.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *