Maldonado comentou sobre a qualidade de Erick Pulgar e deu atalhos para o Flamengo ser campeão do Brasileirão
Por: Rodrigo Lima
Mudança de treinador, reta final decisiva e um chileno no meio de campo. Assim são as recentes comparações de boa parte dos torcedores entre o Flamengo de 2009 com o de 2023. No Hexacampeonato Brasileiro, o Rubro-Negro contava com Maldonado. Já nesta temporada, é a vez de Erick Pulgar.
Devido a algumas coincidências, o Coluna do Fla bateu um papo com Maldonado, um dos principais jogadores do Flamengo em 2009. Na conversa, inclusive, o chileno revelou que conhecia Erick Pulgar antes mesmo de o atleta vir para o Rubro-Negro. Além disso, o ex-camisa 13 do Fla fez questão de elogiar o atual 5 do Mais Querido.
“Eu já conhecia o Erick Pulgar desde a época que ele estava no Deportes Antofagasta (CHI). Em 2018, eu estava de auxiliar técnico do Colo Colo (CHI). Nós gostamos muito dele. Gostamos tanto que queríamos que ele fosse para o Colo Colo, mas acabou indo para a Universidad Católica (CHI)”, declarou, antes de concluir:
“Mesmo com as mudanças que o Flamengo teve, Erick Pulgar sempre foi uma peça fundamental. Ele (Erick) vem mostrando o potencial e também toda a experiência que adquiriu nos tempo de futebol europeu”, finalizou.
SEMELHANÇAS ENTRE MALDONADO E ERICK PULGAR
Após boa atuação de Erick Pulgar contra o Palmeiras, boa parte dos torcedores do Flamengo relembraram dos tempos em que Maldonado comandava a ‘meiuca’ rubro-negra. Dessa forma, o ex-jogador destacou algumas semelhanças com atual camisa 5 do Fla.
“As principais semelhanças são a marcação e a visão do jogo. Erick é um jogador muito simples, mas de muita eficiência. Pulgar é o responsável por dar o equilíbrio defensivo e ofensivo do time. Ele está fazendo isso com muita eficiência”, finalizou.
ARRANCADA DO FLAMENGO EM 2009
Na campanha do Hexacampeonato Brasileiro, o Flamengo também teve uma ‘prova de fogo’ na reta final do campeonato contra o Palmeiras. Com dois gols de Petkovic, o Rubro-Negro superou o time paulista e, com isso, ‘virou a chave’ na competição. Em 2023, o Mais Querido superou por 3 a 0 o Alviverde.
Em meio a essa comparação, o chileno Maldonado revelou detalhes daquela vitória conquistada no antigo Palestra Itália, casa do Palmeiras. Além disso, o ex-atleta enxergou o triunfo da última quarta-feira (08) como um combustível para o atual Flamengo ir em busca do Brasileirão 2023. Por fim, aproveitou para mandar um recado aos jogadores.
“Acredito sim que possa ser a mudança de chave. O elenco do Flamengo é muito qualificado e de muita qualidade. Tem tudo para poder brigar pelo Brasileirão. O meu recado para os jogadores é nunca deixar de acreditar no trabalho coletivo, principalmente como time. Assim como individualmente focado para essa reta final”, frisou Maldonado.
VEJA OUTRAS RESPOSTAS DE MALDONADO
Erick Pulgar é o melhor volante do Brasil hoje?
“Acredito que Erick deveria estar como um dos melhores do campeonato na posição.”
Qual é o pedido especial você faz para os volantes que você treina?
“Primeiro, a bola nos nossos pés o menor tempo possível, jogar em até três toques. É uma zona do campo onde tem muita gente, precisamos pensar rápido. Segundo, quando o nosso time está em ataque, ficar atento pra encaixar a marcação dos jogadores adversários. Equilíbrio. Terceiro, volante não é só marcar. Ele precisa aparecer pro jogo, buscar linhas de passes pra que nossos companheiros possam ter com quem jogar”
No par ou ímpar: Maldonado de 2009 ou Erick Pulgar 2023?
“Momentos diferentes. Mas Erick está mostrando suas qualidades. Ele está em um nível muito alto.”
Dos últimos seis jogos, quatro serão no Maracanã. Acredita que isso que possa ser um ‘trunfo’ para o Flamengo embalar no Brasileirão?
“Faz muito diferença sim. Além de toda a qualidade coletiva e individual, o Flamengo ganha ainda mais força com a torcida dentro do Maracanã.”
PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO
O Flamengo volta a campo neste sábado (11) para encarar o Fluminense, pela 34ª rodada do Brasileirão. O clássico será disputado às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O Coluna do Fla, como de costume, traz a transmissão mais rubro-negra da internet, no YouTube. No entanto, o Premiere (pay-per-view) também exibe a partida.
Desde os tempos de São Paulo e Cruzeiro, já era fã desse cara. Joga demais! Um volante bom de marcação e ao mesmo tempo leal e cirúrgico, além de ter uma inteligência tática muito acima da média. Tinha uma boa qualidade de passe, especialmente curtos e por dentro, para quebrar as linhas defensivas dos adversários! Bons tempos foram estes em que esse volante e o Fierro vestiram a camisa do mengão. Uma pena que depois que retornou da lesão (joelho), não foi mais o mesmo.