Notícias

Flamengo vence Fortaleza fora de casa e fica a 6 pontos do líder Botafogo no Brasileirão

Flamengo sofreu, mas saiu com a vitória na Arena Castelão


O Flamengo reencontrou o caminho das vitórias neste domingo (05). Jogando na Arena Castelão lotada, o Rubro-Negro bateu o Fortaleza, por 2 a 0, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo foram marcados por Pedro, no fim do primeiro tempo, e Luiz Araújo, na reta final da etapa complementar.

Assim, o Flamengo chega aos 53 pontos e fica a seis pontos do líder do Brasileirão, o Botafogo. O rival, no entanto, ainda joga na rodada, nesta segunda-feira (06), contra o Vasco, em São Januário. Mesmo com o triunfo, o Mais Querido segue na sexta posição do Campeonato Brasileiro.

A ESCALAÇÃO

No entanto, Tite sofreu com muitos desfalques para escalar o time neste domingo (05). Além disso, por exemplo, as duas laterais sofreram modificações, com as entradas de Matheuzinho e Filipe Luís, nas vagas de Wesley e Ayrton Lucas, com gastroenterite. O ala direito nem viajou, todavia, o esquerdo começou no banco. Do mesmo modo, o treinador não pôde contar com Gabigol, Bruno Henrique, Gerson, David Luiz e Allan.

PEDRO MARCA NO FIM DO PRIMEIRO TEMPO

O jogo começou muito estudado, com as duas equipes aguardando os passos do adversário. A primeira finalização foi do Fortaleza, aos seis minutos, mas para fácil defesa de Agustín Rossi. Por outro lado, o Flamengo arrematou aos 12′, com cabeçada fraca de Everton Cebolinha, porém, João Ricardo também pegou sem dificuldades.

Com 25 minutos, Filipe Luís quase marcou contra. Após cruzamento da esquerda, o lateral cortou a bola com o joelho. Porém, a ‘pelota’ não pegou a direção desejada, foi rumo ao gol e passou rente à trave de Agustín Rossi, que ficou vendido no lance, tirando o grito de “uuuhhh” da torcida. Ainda assim, o duelo seguia muito abaixo tecnicamente, com erros de passes, principalmente do Flamengo.

O GOL DE PEDRO

Porém, mesmo com o jogo sem brilho, o Flamengo achou um gol na reta final da partida. Aos 44 minutos, o Mais Querido roubou a bola no ataque, Filipe Luís encontrou Pedro na entrada da área, com lindo passe. O centroavante dominou e bateu rasteirinho, no canto direito de João Ricardo, e saiu para o abraço. Nos acréscimos, Arrascaeta e Everton Cebolinha ainda perderam boas jogadas em contra-ataques. No entanto, o Fla terminou em vantagem mínima para o segundo tempo.

SEGUNDO TEMPO DE ATAQUE CONTRA DEFESA

Com a derrota no primeiro tempo, Vojvoda mandou a campo Lucas Crispim para o segundo. Logo na primeira bola do camisa 10, aos três minutos, o meia soltou a bomba de fora da área, explodindo na trave de Agustín Rossi. Assim como aconteceu em jogos anteriores, o Flamengo recuou após abrir o marcador.

Então, o Fortaleza passou a ocupar mais o campo ofensivo, e o Flamengo com dificuldades de passar do meio campo, apostando apenas nos contra-ataques. Os mandantes perderam boa chance aos 15 minutos, após cruzamento de Bruno Pacheco. Lucero subiu sozinho, mas cabeceou para fora.

Em um contragolpe, o Flamengo perdeu excelente chance de ampliar o marcador. Arrascaeta lançou para Matheuzinho, na ponta direita. No entanto, o lateral chutou para fora, aos 20 minutos. O camisa 34 tinha a chance de dominar, já que estava sozinho, mas preferiu arrematar de primeira, jogando longe do alvo.

TITE TIRA ARRASCAETA, FLAMENGO TOMA SUFOCO, MAS MATA O JOGO

Apesar da ‘quase assistência’, Tite tirou Arrascaeta de campo aos 22 minutos do segundo tempo, dando lugar a Victor Hugo. Logo após a mexida, o treinador teve de fazer outra alteração, já que Thiago Maia sentiu dores e saiu chorando de campo. Rodrigo Caio foi acionado e, assim como ocorreu contra o Santos, teve de atuar como volante.

Com o Flamengo bem fechado, o Fortaleza deu uma ‘blitz’ aos 33 minutos, com Thiago Galhardo finalizando duas vezes. Porém, Rodrigo Caio se atirou na bola e salvou o Mengão em ambas as situações. Enquanto isso, Tite seguia mexendo no time. Saíram Everton Cebolinha e Pedro, entraram Ayrton Lucas e Everton Ribeiro, aos 37′.

Quando parecia que o Fortaleza ia empatar o jogo, o Flamengo matou o confronto. Ayrton Lucas tabelou com Filipe Luís, chegou ao fundo e cruzou rasteiro na área. Everton Ribeiro deixou passar, e Luiz Araújo bateu de primeira para matar o jogo, aos 41 minutos da etapa complementar. Três pontos e uns dias de paz para o Mengão.

PRÓXIMO JOGO

Após dois jogos fora do Rio de Janeiro, agora, o Flamengo entrará em campo no Maracanã nas próximas rodadas. Na quarta-feira (08) e no sábado (11), os adversários serão Palmeiras e Fluminense, no Templo Sagrado. O duelo com o time paulista será às 21h30 (horário de Brasília), enquanto o embate com o rival acontece às 18h30 (de Brasília). Como de costume, o Coluna do Fla transmite os embates, ao vivo, no YouTube. 

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0X2 FLAMENGO
Competição: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Castelão, Fortaleza, Ceará
Data: 05 de novembro de 2023, domingo
Gols: Pedro 44’/1º, Luiz Araújo 41’/2º

Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Titi, Brítez, Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre, Pochettino; Machuca, Marinho e Lucero. Técnico Juan Pablo Vojvoda.

Flamengo: Rossi, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Erick Pulgar, Thiago Maia e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro. Técnico Tite.

Ver comentários

  • É oficial: o Tite transformou o Flamengo no Corinthians. Que jogo feio!